Titular da pasta da Agricultura, Tereza Cristina vai participar da votação na Câmara
Reprodução
Titular da pasta da Agricultura, Tereza Cristina vai participar da votação na Câmara

Nesta sexta-feira (29), dois ministros foram exonerados para poderem votar na eleição da Câmara: Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania). Ambos são deputados federais do DEM, um dos partidos quem tem sido disputados entre os principais candidatos,  Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP).

A eleição ocorre na próxima segunda-feira. O DEM faz parte oficialmente do bloco de Baleia, mas o grupo de Lira tenta atrair o partido para o seu bloco . O deputado do PP é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Onze deputados do DEM já afirmaram que votarão em Lira. O partido terá 30 votos na eleição. Com Onyx e Tereza, seriam 13 votos.

O crescimento da dissidência a favor Lira abriu uma crise entre os dois principais caciques do DEM , o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), e o presidente da legenda, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, dois antigos aliados. Maia disse a ACM Neto ter sido alertado de que a sigla pode acabar ficando conhecido como “partido da boquinha”.

Você viu?

Principal patrocinador da candidatura de Baleia , Maia, visto na Câmara como hábil articulador político, vem perdendo influência no próprio partido. O fato de ao menos 13 deputados da legenda votarem em Lira é um baque nas pretensões do presidente da Casa, que já afirmou que gostaria de articular uma candidatura de centro à Presidência da República em 2022, que poderia contar com a adesão de legendas de esquerda e de direita.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!