Guilherme Boulos tenta evitar racha no PSOL, que estuda lançamento de candidatura própria
Agência RBS
Guilherme Boulos tenta evitar racha no PSOL, que estuda lançamento de candidatura própria

As alas de esquerda da Câmara dos Deputados estão divididas nas eleições para a presidência da Casa e há uma movimentação para não causar rachas nos partidos. O Partido dos Trabalhadores , em votação apertada, decidiu apoiar o candidato do MDB, Baleia Rossi , um dos articuladores do ex-presidente Michel Temer no legislativo na votação do impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Há uma frente no partido que é contra o apoio à Rossi, mas também não querem se aliar à Arthur Lira (PP-AL) , candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

O PSOL é outro partido que está estremecido devido às eleições no legislativo. Além do PT, partidos de oposição, como o PC do B, PDT e PSB, também assinaram o acordo para apoiar Baleia Rossi. No entanto, a legenda capitaneada por Guilherme Boulos tenta evitar associar a imagem aos candidatos e pensa em lançar uma candidatura própria, mesmo após o pedido público do PT para apoiar o parlamentar do MDB.

Boulos está na tentativa de contornar as desavenças e evitar o racha do PSOL em meio ao crescimento do partido nos últimos anos. Nas eleições de 2020, a legenda chegou ao segundo turno nas eleições de São Paulo, passando à frente de outros partidos de esquerda considerados maiores.

A decisão do partido sobre quem apoiar nas eleições da Câmara dos Deputados deve sair até sexta-feira (15). Caso lance candidatura própria, o PSOL terá pouco tempo para conquistar votos e deve investir em deputados resistentes à Baleia Rossi. A votação para o comando da Casa acontece no dia 1º de fevereiro, data do fim do recesso no legislativo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!