Ministro do STF dava aula remota pela Faculdade de Direito da USP
Reprodução
Ministro do STF dava aula remota pela Faculdade de Direito da USP

Um hacker invadiu uma aula remota do ministro Ricardo Lewandowski , do Supremo Tribunal Federal (Supremo Tribunal Federal) da Faculdade de Direito da USP nesta segunda-feira (30) e exibiu um vídeo da Carreta Furacão. Durante o ataque, o invasor também enviou mensagens no chat fazendo referência a Adolf Hitler e usando o símbolo da suástica. A informação é do jornal O Estado de São Paulo .

A invasão ocorreu pouco antes do ministro do STF iniciar uma palestra chamada "Releitura dos clássicos de teoria geral do Estado". Ao perceber a ação do hacker, Lewandowski tentou se comunicar com os alunos, mas eles não responderam e começaram a abandonar a sala. Eles passaram a aguardar o envio de um novo link para participar da palestra. A interrupção gerada pelo ataque durou cerca de 10 minutos.

Procurado, o gabinete de Lewandowski afirmou que se tratou de um ataque a uma aula da USP e, por isso, a universidade deveria ser contatada.

A aula de Lewandowski não foi a primeira a ser invadida. Na última terça, um webinário sobre "Acesso à Justiça e Racismo Estrutural" sofreu o mesmo tipo de invasão quando participantes que obtiveram o link do encontro inseriram vídeos pornográficos e outras referências ao nazismo durante o encontro.

O ataque se soma às invasões recentes aos sistemas dos principais tribunais de Justiça do País. Na sexta, 27, invasores atacaram o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e alegaram ter obtido acesso a arquivos em mais de 40 bases de dados do tribunal, que concentra processos 13 Estados e do Distrito Federal. No início do mês, um ataque do tipo paralisou o Superior Tribunal de Justiça por seis dias, travando cerca de 12 mil processos pelo caminho.

Durante o primeiro turno, um hacker português afirma ter realizado ações contra o Tribunal Superior Eleitoral. "Zambrius", como é conhecido, foi preso neste sábado, 28, pela Polícia Judiciária portuguesa na operação Exploit, deflagrada em parceria com a Polícia Federal, que mirou três brasileiros suspeitos de auxiliar no ataque.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!