Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde
Marcos Corrêa/PR
Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde

O ex-ministro da Saúde,  Luiz Henrique Mandetta (DEM) declarou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) "tomou decisão consciente que colocou vidas em risco" durante a pandemia da Covid-19. A afirmação foi feita durante o programa Roda Viva desta segunda-feira (12).

De acordo com o ex-ministro da Saúde, em março deste ano Bolsonaro sabia que o Brasil poderia chegar a marca de 180 mil mortos. Até o momento, o país tem mais de 150 vítimas fatais da Covid-19.

"Não acho que seja despreparo, acho que foi uma decisão consciente, sabendo dos números, apostando num ponto futuro (...) Ele se abraçou na tese da economia, já para ter uma vacina para ele e falar: 'a economia vai recuperar, fui eu que recuperei, não deixei'. Ele fez uma opção política consciente que colocava em risco a vida das pessoas. Isso foi consciente da parte dele, não tenha dúvidas", afirmou Mandetta .

"Cenários de todos os gostos" teriam sido apresentados para Bolsonaro, mas o presidente teria escolhido no que acreditar, segundo Mandetta. O ex-ministro da Saúde afirmou ainda que o protocolo de uso da cloroquina foi "bem arquitetado para uso político".

"Joga cloroquina, começa a chamar de vírus chinês , fala que a culpa é da China. Então não dá para falar da China, fala que é da OMS. Passou o Ministério da Saúde a ser o elemento de raiva, esse é o cara que traz a notícia ruim, fala o que não quero ouvir. Tanto que eles trocam o ministro e uma das primeiras coisas que o ministro militar chega e fala e que não vai mais dar números"

A relação entre Luiz Henrique Mandetta e Jair Bolsonaro se desgastou ao longo da pandemia "igual a um casal", segundo o ex-ministro. Em reuniões, Bolsonaro acatava as sugestões de Mandetta e, 48 horas depois "fazia o contrário".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!