Juiz Kassio Nunes é católico e é favorito para ocupar a vaga no Supremo.
Reprodução
Juiz Kassio Nunes é católico e é favorito para ocupar a vaga no Supremo.

Kassio Nunes Marques  deve ser o indicado de Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF). Se aprovado pelo Senado, o juiz e vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) poderá ocupar a vaga do ministro Celso de Mello, que deixa o STF no próximo dia 13 de outubro .

Kassio Nunes é piauiense e formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele se especializou em processo e direito tributário pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), e é mestrando em direito constitucional pela Universidade Autônoma de Lisboa.

Ele já atuou como advogado e, de 2008 a 2011, foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Em 2011, Nunes ingressou como desembargador no TRF-1. Ele foi indicado para o cargo pela então presidente Dilma Rousseff. Na vice-presidência do TRF-1, era visto como um dos magistrados mais produtivos. 

Kassio Nunes é considerado garantista e já defendeu a prisão após segunda instância. Ele também afirmou que interferências do Judiciário no Executivo são "por vezes, necessárias".

Além disso, Nunes é a favor da digitalização do acervo processual do país. "Sem digitalizar nosso acervo, não poderemos utilizar inteligência artificial , não poderemos avançar”, declarou no ano passado.

O presidente Jair Bolsonaro assumiu, em julho de 2019, o compromisso de indicar um ministro "terrivelmente evangélico" para uma das duas vagas a serem abertas no STF durante seu mandato.

Kassio Nunes é católico e, segundo informações da jornalista Andreia Sadi, já conhece Bolsonaro.

Nunes é defendido pelo deputado Helio Lopes, que é um amigo pessoal de Bolsonaro. O parlamentar Ciro Nogueira , líder do PP no Senado, também demonstrou ser a favor de Kassio nesta quarta-feira (30).

“Todos nós do Piauí estamos na torcida para que se concretize a indicação do dr. Kassio Nunes como novo ministro do Supremo Tribunal Federal, que seria o primeiro piauiense em mais de 50 anos no STF”, escreveu Nogueira em rede social.

O nome de Nunes já foi cotado para vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas não estava na lista de possíveis candidatos à vaga do STF. A informação de que ele será o indicado de Bolsonaro à Suprema Corte é do jornalista Lauro Jardim, do O Globo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!