homem na rua falando com várias pessoas
Reprodução/Twitter
Em vídeo divulgado no domingo, o presidente Jair Bolsonaro aglomera pessoas em rua de Taguatinga

Depois do Twitter, o Facebook e o Instagram também removeram posts do presidente Jair Bolsonaro que mostravam videos do passeio presidencial por cidades satélites de Brasília, no domingo. Durante o passeio, o presidente voltou a se posicionar contra a estratégia de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus, recomendada pelas organizações de saúde do mundo inteiro e pelo próprio Ministério da Saúde.

De acordo com um porta-voz do Facebook, a plataforma remove "conteúdo no Facebook e Instagram que viole nossos Padrões da Comunidade, que não permitem desinformação que possa causar danos reais às pessoas". O Facebook e Instagram mantiveram, porém, o vídeo em que o presidente está em um supermercado. A assessoria de comunicação da Presidência da República informou que não comentaria o caso.

Leia também: "A gente está em uma casa pegando fogo", diz biólogo Atila Iamarino

No domingo, dois posts feitos no perfil do presidente no Twitter foram excluídos por terem violado as regras da rede social. Não foram especificadas quais regras foram quebradas no aviso.

No vídeo que foi apagado nas três redes sociais, Bolsonaro conversa com um ambulante, defende que as pessoas continuem trabalhando, e diz para "quem tem mais de 65 ficar em casa". Ele acena positivamente quando uma das pessoas na aglomeração diz que "tem que abrir os comércios e trabalhar normalmente".

Leia também: Ministro Marco Aurélio Mello encaminha pedido de afastamento de Bolsonaro à PGR

No segundo vídeo, removido apenas do Twitter, ele entra em um supermercado, volta a provocar aglomerações, critica as medidas de isolamento e diz para jornalistas que "o país fica imune quando 60%, 70% foram infectados" e que um remédio contra o coronavírus "já é uma realidade", sem apresentar comprovação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!