Presidente Jair Bolsonaro
Isac Nóbrega/PR
Presidente Jair Bolsonaro

Nos últimos dias, Jair Bolsonaro vem amenizando suas frases sobre importância da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, a postura do presidente segue sendo de confronto com quem, segundo ele, tenta levar pânico à população e causa histeria social e econômica no país.

Leia também: Coronavírus no Brasil: acompanhe a situação no País em tempo real

Desde o início da propagação do novo coronavírus no mundo, Bolsonaro sempre fez questão de deixar claro seu pensamento sobre a doença. Para ele, houve “histeria” no país causada por medidas tomadas por governadores e prefeitos do Brasil, algo que só atrapalharia a economia e deixar a população em pânico.

Porém, conforme a gravidade da Covid-19 foi se tornando uma realidade cada vez mais impactante, gerando inclusive mortes no Brasil , Bolsonaro chegou a suavizar as palavras, afirmando que é preciso ter cautela com a “ameaça” do coronavírus e reconhecendo “seriedade do momento”, mas sempre afirmando: não se pode gerar pânico .

Relembre declarações do presidente

Jane de Araújo/Agência Senado
"Não há motivo para pânico": assim, presidente avaliava início da pandemia no Brasil

NÃO HÁ MOTIVO PARA PÂNICO (06/03) – Em pronunciamento, presidente preferiu seguir linha tranquilizadora e disse que momento era de união: “Ainda que o problema possa se agravar, não há motivo para pânico. Seguir rigorosamente as recomendações dos especialistas é a melhor medida de prevenção ”.

SUPERDIMENSIONADO (10/03) – Durante viagem aos EUA , o presidente participou de encontro com a comunidade brasileira em Miami. Em discurso, afirmou que o “poder destruidor” do vírus era “superdimensionado”: “talvez esteja sendo potencializado por questão econômica”.

Leia também: Coronavírus: Brasil demorou mais que Itália e Espanha para atingir mil casos

NÃO É TUDO QUE DIZEM (16/03) – Ao discursar para apoiadores na porta do Palácio do Planalto , presidente elogiou protestos realizados no domingo anterior e tentou tranquilizar sobre o novo coronavírus: “que vai ter problema, vai ter. Mas não é tudo isso que dizem”.

FIM DE MUNDO (17/03) – Em entrevista à Super Rádio Tupi, Bolsonaro criticou órgãos de imprensa por não o deixarem em paz, acusou governadores de tomarem atitude que atrapalham a economia e disse: “o que está errado é essa histeria , como se fosse fim de mundo”.

Você viu?

Em declarações, presidente afirmava ser
Agência Brasil
Em declarações, presidente afirmava ser "histeria" a questão da doença

HISTERIA (18/03) – Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, presidente disse que pandemia era grave , mas que não havia motivo para histeria: “é uma questão grave, mas não podemos entrar no campo da histeria. Minha obrigação é levar a verdade para a população e que essa verdade não ultrapasse o limite do pânico”.

ÓBITO EM POUCOS CASOS (20/03) – Durante a tradicional live, Bolsonaro voltou a minimizar efeitos da doença e afirmou que para algumas pessoas, a infecção torna-se grave e, em alguns casos, pode levar a morte : “apenas 5% das pessoas que pegam que vão ter algum problema mais grave”.

Leia também: Como a Itália pode ajudar o SUS a combater o coronavírus?

REMÉDIO VIRAR VENENO (20/03) – Em entrevista, presidente criticou atitudes tomadas pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Segundo ele, são medidas “que levam cada vez mais pânico”: “temos que tomar medidas equilibradas. Daqui a pouco vamos ter problema de saque, outros problemas vão aparecer no Brasil . O remédio tem que ser proporcional para não virar veneno. Se não, mata”.

GRIPEZINHA (20/03) – Ao ser questionado sobre seu estado de saúde , o presidente relembrou a faca que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018 para garantir que não seria uma “ gripezinha ” que iria derrubá-lo: “Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar. Toda família deu negativo aqui em casa. Talvez eu tenha sido infectado lá atrás e nem fiquei sabendo. Talvez. E estou com anticorpo”.

Pela primeira vez, presidente admitiu
Isac Nóbrega/PR
Pela primeira vez, presidente admitiu "seriedade da situação" no Brasil

SERIEDADE E AMEAÇA (21/03) – Pela primeira vez, o presidente amenizou a fala sobre a questão. Em postagem no Twitter, reconheceu “ seriedade do momento e temor da população” com o novo coronavírus.

DORIA LUNÁTICO (22/03) – Em entrevista à CNN Brasil, Bolsonaro criticou decreto de quarentena implementado por alguns governadores, chamou João Doria de “lunático” e disse que estados estão “extrapolando”, voltando a afirmar que uma “dose excessiva de remédio pode se tornar um veneno”.

Leia também: Olavo de Carvalho cria teoria da conspiração de que coronavírus não gerou mortes

FANTASIA DE GOVERNADORES (23/03) – Em entrevista para a Rede Record, o presidente não poupou críticas aos adversários e disse que “povo vai saber que foi enganado pela crise do coronavírus”, ressaltando que governadores vivem “ fantasia ” e são “exterminadores de empregos”. Por fim, ainda afirmou que a pandemia da Covid-19 deverá matar menos do que o H1N1 , que ocorreu em 2009.

PÂNICO É DOENÇA (23/03)  – Ao deixar o Palácio do Planalto, Bolsonaro não quis comentar sobre possível adiamento das eleições de 2020 e ressaltou que não se pode espalhar pânico na sociedade: “nós não podemos levar o pânico porque ele é uma doença também, e ainda mais grave do que o coronavírus ”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!