Flordelis durante discurso no plenário da Câmara
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Flordelis durante discurso no plenário da Câmara

A defesa de Flávio dos Santos Rodrigues, um dos filhos da deputada federal Flordelis dos Santos acusado da morte do pastor Anderson do Carmo, entrou com um pedido de liberdade do rapaz no último dia 10.

Leia também: Novo modelo do Fundeb é definido por deputados, mas relatora não finaliza texto

Os advogados alegaram aos desembargadores da 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio que Flávio está preso desde junho do ano passado, quando ocorreu o crime, sem que tenha sido interrogado no processo respondido por ele na 3ª Vara Criminal de Niterói. A Justiça, no entanto, aguardava o depoimento de Flordelis -  que levou três meses para ser realizado - como testemunha de defesa do filho para que o interrogatório do rapaz pudesse ser marcado.

A deputada usou de sua prerrogativa como parlamentar e pediu para ser ouvida pela Justiça do Distrito Federal, onde também possui residência. A pastora foi intimada no início de novembro para que indicasse a data e horário que desejava depor. Flordelis não se manifestou e, no mês passado, a Justiça do DF determinou que ela fosse ouvida no dia 5 de fevereiro, seu aniversário. Na data marcada, a deputada prestou depoimento. O processo respondido por Flávio ficou três meses parado aguardando que a parlamentar desse seu relato à Justiça.

Você viu?


No dia 7 de fevereiro, a juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói , ao tomar conhecimento de que Flordelis já tinha sido ouvida, marcou o interrogatório de Flávio. Inicialmente, a sessão havia sido designada para o dia 2 de abril, mas acabou sendo remarcada para 19 de março a pedido do advogado Ângelo Máximo, que representa a mãe do pastor Anderson no processo. O interrogatório de Flávio está marcado para ter início às 15h, no Fórum de Niterói. Após seu depoimento, a juíza decidirá se há provas para levá-lo a júri popular pelo crime.

No processo criminal, os réus só são interrogados após os depoimentos de todas as testemunhas de acusação e de defesa. As audiências do processo respondido por Flávio e por Lucas César dos Santos, outro filho de Flordelis que também é acusado pelo crime, ocorreram nos dias 31 de outubro e 1º de novembro do ano passado.

Leia também: MEC divulga resultado da segunda chamada do ProUni nesta terça

No segundo dia de audiência, Lucas foi interrogado e a juíza já decidiu que ele irá a júri popular. Já Flávio não foi ouvido porque Flordelis não quis prestar depoimento no Rio e preferiu ser ouvida pela Justiça do DF.

Lucas e Flávio estão presos desde junho, mês em que o pastor Anderson do Carmo foi morto. Lucas aguarda julgamento na Cadeia Pública Tiago Teles de Castro Domingues, em São Gonçalo. Já Flávio está na Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, conhecida como Bangu 8, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.

Os filhos de Flordelis foram indiciados por participação no crime pela Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo. Após a conclusão da primeira fase das investigações, a polícia abriu um novo inquérito para apurar a participação de outras pessoas no crime, inclusive a própria Flordelis .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!