Alcolumbre mostra força para tentar reeleição a presidente do Senado
Roque de Sá/Agência Senado - 18.9.19
Alcolumbre mostra força para tentar reeleição a presidente do Senado


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), divide opiniões entre senadores. Por alguns, é visto como pacifista, por controlar os ânimos entre os congressistas e impedir pautas polêmicas vindas do Planalto. Para outros, porém, atende apenas a desejos próprios. Com bom apoio, o parlamentar já é visto com chances de ser reeleito para a presidência da Mesa Diretora, o que é inconstitucional.

Leia também: Anastasia comunica saída do PSDB e vai se filiar ao PSD

Para evitar que o Supremo Tribunal Federal barre uma possível reeleição de Davi Alcolumbre em 2021, senadores já avaliam a criação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), permitindo assim que um senador seja reeleito presidente do Senado.

Você viu?

Uma pesquisa feita pela coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, mostrou que um terço dos senadores já defendem a continuidade de Alcolumbre como presidente. Outros 20, porém, são contrários, justamente por verem abuso à Constituição.

Leia também: Ministros do STF dizem que Senado deve cumprir decisão que cassou Selma Arruda

Um dos contrários à continuidade de Alcolumbre em 2021 é Jorge Kajuru (Cidadania-GO). O senador em primeiro mandato se diz a favor do revezamento o que, para ele, é democrático e constitucional. O parlamentar já fez duras críticas ao presidente do Senado, sobretudo ao não ter aprovados os seus pedidos de CPI contra ministros do Supremo Tribunal Federal e contra dirigentes esportivos.

Leia também: Alcolumbre não considera prioritária proposta que limita mandatos no STF

Eleito com surpresa em 2019 para o seu primeiro mandato como presidente do Senado, Davi Alcolumbre derrotou verdadeiros "caciques" da casa, como Renan Calheiros (MDB-AL), Espiridião Amin (PP-SC) e Alvaro Dias (Pode-PR).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!