Bolsonaro
Alan Santos/PR/Divulgação
Bolsonaro lamentou resultado do país na avaliação do Pisa

Em discurso durante um evento no Tocantins nesta quinta-feira (12), o  presidente Jair Bolsonaro criticou as universidades brasileiras dizendo que os alunos fazem "tudo, menos estudar".

Leia também: Corpos de seis vítimas são encontrados após erupção de vulcão na Nova Zelândia

"Entre as 200 melhores universidades do mundo, tem algum brasileira? Não tem! Isso é um vexame! O que que se faz em muitas universidades e faculdades do Brasil, o (que o) estudante faz? Faz tudo, menos estudar", disse o presidente.

Em outro momento, afirmou: "qual o futuro nosso? O que nos espera lá na frente? O Brasil não vai sair do buraco por causa de uma pessoa só. O meu nome é Messias também, mas não faço milagre".

Na edição mais recente do ranking THE, da revista "Times Higher Education", a Universidade de São Paulo (USP) foi posicionada no bloco entre o 251º e o 300º lugar. Em edições anteriores, no entanto, esse mesmo levantamento já chegou a considerar a USP entre as 200 melhores do mundo, em 2012 e 2013.

Outros renomados rankings internacionais podem contradizer a fala de Bolsonaro. Publicado anualmente, o QS University Rankings inclui a USP entre as 200 melhores desde 2012. Na edição publicada em junho, a instituição paulista ficou na 116ª colocação.

O ranking de Xangai, feito pela consultoria Shanghai Ranking Consulting e que também avalia centenas de instituições pelo mundo, anunciou sua edição mais recente em agosto. Nela, a USP subiu várias posições e ficou no bloco entre a 101ª e a 150ª colocação.

'Temos algum Prêmio Nobel no Brasil?'

O comentário de Bolsonaro sobre as universidades brasileiras foi feito depois de ele falar sobre a Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a avaliação é divulgada a cada três anos e mostra o desempenho dos estudantes de cerca de 80 países em ciência, leitura e matemática. A edição mais recente foi divulgada no início de dezembro.

Leia também: São Paulo tem mais pessoas morando na rua que população de 457 cidades paulistas

" China está em primeiro lugar, nós estamos nos últimos", afirmou Bolsonaro, que completou: "Qual a tendência, que poucos falam? Têm vergonha de falar, porque, ó, é desrespeito. Não é desrespeito, é uma realidade. São melhores, vão viver melhores. Quantos e quantos outros países na nossa frente".

Bolsonaro também disse que "nós somos o último aqui na América do Sul". Dirigindo-se a uma pessoa a quem identificou como "Doutor Pacheco", perguntou: "temos algum prêmio Nobel no Brasil? Tem?".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!