Ministro Dias Toffoli
Rosinei Coutinho/SCO/STF
Ministro Dias Toffoli

Um dia depois de o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarar que n ão deve ser motivo para assustar ninguém falar em AI-5, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, rebateu. Segundo o presidente da Corte, AI-5 não combina com democracia.

"O AI-5 é incompatível com a democracia. Não se constrói o futuro com experiências fracassadas do passado", disse Toffoli durante Encontro Nacional do Poder Judiciário em Maceió.

Indagado sobre a fala de Paulo Guedes, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, disse que o assunto era do "varejo da política". "Isso pertence ao varejo da política. Não cabe a um ministro do STF opinar", afirmou.

Leia também: Haddad, Wyllys e parlamentares da oposição condenam fala de Guedes sobre AI-5

Durante entrevista nos Estados Unidos nesta segunda-feira (25), Paulo Guedes tentou justificar falas recentes do deputado Eduardo Bolsonaro sobre o uso do AI-5, ato editado na ditadura militar, para reprimir ações que promovam a instabilidade política.

"Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente? Levando o povo para a rua para quebrar tudo. Isso é estúpido, é burro, não está à altura da nossa tradição democrática", disse. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!