Projeto vetado por Doria determinava elaboração de estatísticas periódicas sobre índices de violência contra a mulher.
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Projeto vetado por Doria determinava elaboração de estatísticas periódicas sobre índices de violência contra a mulher.

O governador de São Paulo,  João Doria  (PSDB), vetou nesta quinta-feira o projeto de lei (PL) Dossiê Mulher Paulista, inspirado em proposição semelhante de autoria de Marielle Franco , na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Apresentado pela deputada Isa Penna ( PSOL ) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em homenagem à vereadora assassinada, o projeto determina a elaboração de estatísticas periódicas sobre as mulheres vítimas de violência atendidas pelos serviços públicos no estado.

Leia também: Das 5 denúncias no Conselho de Ética do Senado neste ano, 3 são contra Kajuru 

O PL estabelece também o modo de coleta e codificação dos dados estatísticos e a obrigatoriedade de sua divulgação, anualmente, por meio de publicação pelo governo estadual. O projeto foi aprovado em setembro na Alesp.

O governo de São Paulo justificou o veto afirmando que "a Lei Maria da Penha já cuida de organizar as estatísticas sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, de modo a instrumentalizar as políticas públicas de combate aos agravos desta natureza".

"O Doria fez isso porque não sabe conviver com a oposição. Ele é um político que tenta se fazer mais razoável e sensato que o (presidente) Bolsonaro, mas não é. Porque quando desce para o conteúdo das políticas públicas, que ele aprova ou não aprova, a gente vê a quem ele favorece, a Janaina Paschoal. O projeto dela foi contra o movimento feminista , que luta pelos direitos das mulheres", declarou Isa Penna , referindo-se ao PL da deputada do PSL que garante o parto cesariana por opção da mãe, sancionado pelo governador.

Atritos na tramitação

O Dossiê Mulher Paulista recebeu oposição declarada da bancada do PSL na Alesp. O partido quis "dar o troco" no PSOL pela obstrução feita pelos deputados de esquerda ao projeto de Janaina Paschoal.

Leia também: Damares processa moradores de cidade no interior paulista após ofensas 

A iniciativa da deputada do PSL tramitou em regime de urgência, procedimento que reduz os prazos de tramitação de uma proposição. A estratégia de acelerar a apreciação do projeto desagradou a bancada do PSOL. Deputados contrários ao PL de Janaina Paschoal então travaram uma batalha para dificultar o andamento dos trabalhos, mas também não impediram sua aprovação.

Projeto apresentado pela deputada Isa Penna foi vetado por Doria.
José Antonio Teixeira/Alesp
Projeto apresentado pela deputada Isa Penna foi vetado por Doria.

A bancada do PSL conseguiu vetar um trecho do projeto que incluía o recolhimento de dados de mulheres transsexuais no sistema, em respeito à identidade de gênero. Isa Penna classificou como uma "derrota política", mas minimizou os efeitos práticos. Segundo ela, esse tipo de estatística já seria levantado pela Secretaria de Segurança Pública.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!