Governadores do Nordeste estão descontentes com declarações de Bolsonaro.
Renato Costa / FramePhoto / Agência O Globo
Governadores do Nordeste estão descontentes com declarações de Bolsonaro.

Oito governadores do Nordeste assinaram uma carta em repúdio aos ataques feitos presidente Jair Bolsonaro contra o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Em uma postagem no Facebook feita na última sexta-feira, Bolsonaro chamou Câmara de "espertalhão" e compartilhou um vídeo criticando uma campanha do Governo de Pernambuco sobre o pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família com recursos do estado.

No texto, publicado no mesmo dia, os políticos lamentam que "missão confiada ao atual presidente seja transformada em um vergonhoso exercício de grosserias e, neste caso, também na propagação de falsidades".

Leia mais: Decisão sobre prisão em segunda instância tem novamente Rosa Weber como dúvida

Na carta de repúdio, os governadores afirmam que Câmara foi "vítima de um descabido e desrespeitoso ataque proferido" proferido pelo presidente. No vídeo compartilhado de Bolsonaro, um homem aparece em frente a um outdoor com anúncio do repasse extra com dinheiro do estado de Pernambuco. Ele acusa, então, Câmara de se apropriar da iniciativa federal.

O político do PSB respondeu ao ataque afirmando que o uso de verbas do estado para pagar a 13ª quota do Bolsa Família em Pernambuco foi uma proposta dele feita durante a campanha de reeleição, no ano passado — antes do Bolsonaro assinar a medida provisória que determina o pagamento da parcela extra em âmbito federal, em outubro deste ano.

Ainda na nota de repúdio, os governadores criticam a postura do presidente, dizendo que país precisa de "esforços para superar enormes desafios".

Leia também: Joice Hasselmann diz que Eduardo Bolsonaro é 'menino que não consegue nada só'

"É fundamental que este compromisso, que todos esperamos ver cumprido pelos gestores públicos, não seja debochadamente ignorado por alguém que deveria ser uma de suas maiores referências".

O texto foi assinado por Rui Costa (PT), da Bahia, Renan Filho (MDB), do Alagoas, Camila Santana (PT), do Ceará, Flávio Dino (PCdoB), João Azevedo (PSB), Wellington Dias (PT), do Piauí, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, e Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe.

Veja a íntegra da carta

"Nós, governadores do Nordeste, gostaríamos de expressar nossa solidariedade ao colega Paulo Câmara, de Pernambuco, vítima de um descabido e desrespeitoso ataque proferido, hoje, pelo presidente Jair Bolsonaro

Além de inverídica, a mensagem publicada possui um tom inaceitável, em qualquer situação, tornando-se ainda mais grave ao ser assinada pela mais alta autoridade do Poder Executivo nacional. É profundamente lamentável que a missão confiada ao atual presidente seja transformada em um vergonhoso exercício de grosserias e, neste caso, também na propagação de falsidades.

A verdade dos fatos, apresentada na resposta do governador de Pernambuco, prevaleceu. Mas não poderíamos abrir mão de registrar esta nota de repúdio. O Brasil precisa de seriedade, solidariedade, espírito público e entendimento. O país precisa de reunião de esforços para superar enormes desafios. É fundamental que este compromisso, que todos esperamos ver cumprido pelos gestores públicos, não seja debochadamente ignorado por alguém que deveria ser uma de suas maiores referências.

Continuaremos a postos, unidos, e firmes no trabalho a favor da população, também permanentemente atentos à manutenção de um ambiente que favoreça o diálogo, o respeito às pessoas e o fortalecimento da democracia."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!