Nesta segunda, presidente falou sobre o Marco Legal das Telecomunicações
Reprodução/Twitter
Nesta segunda, presidente falou sobre o Marco Legal das Telecomunicações

O presidente  Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (7), por meio de suas redes sociais, que o Marco Legal das Telecomunicações, sancionado na última quinta-feira (3), amplia o acesso à internet para a população levando a internet a locais onde o investimento em banda larga é pouco rentável.

Leia também: "Não se combate o crime cometendo crime", diz Gilmar Mendes sobre a Lava Jato

Segundo a nova lei, sancionada por Bolsonaro , as empresas que adquirirem direito de exploração da infraestrutura das redes poderão passar para um regime com menos obrigações, por meio de autorizações. Essas empresas  deverão realizar investimentos direcionados para a expansão e a melhoria da infraestrutura e da qualidade de acesso à internet banda larga.

Os compromissos das empresas vão priorizar a implantação de rede de alta capacidade de comunicação de dados em áreas remotas. Elas também serão obrigadas a continuar fornecendo serviços de telefonia fixa nas localidades mais remotas. 

Outra alteração é dar a empresas que exploram faixas de frequência (“espaços” no espectro eletromagnético utilizados, por exemplo, para a transmissão de sinal de rádio e TV, telefonia celular, serviços por satélite e internet móvel) o direito de comercializar “partes” dessas faixas, criando o que vem sendo chamado de “mercado secundário de espectro”. A companhia paga pela exploração e poderá fazer negócios com parte desse “espaço”.

Leia também: Marcelo Odebrecht confirma propina em favor de Lula para financiamento do BNDES

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!