Lava Jato reúne Cabral, Cunha, Eike e mais presos famosos em Bangu 8
Rodrigo Félix/Estadão Conteúdo - 10.12.2016
Lava Jato reúne Cabral, Cunha, Eike e mais presos famosos em Bangu 8

Personagens outrora importantes da política e do mercado financeiro trocaram nos últimos três anos o conforto de seus gabinetes, salas e casas de luxo pelas celas da Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, mais conhecida como Bangu 8 . Além desta coincidência, eles têm em comum o fato de hoje serem acusados de corrupção nas investigações da Lava-Jato.

Leia também: "Com o PT tinha um diálogo cabuloso" diz líder do PCC em conversa grampeada

O mais longevo "hóspede" desta unidade do Complexo de Gericinó é o ex-governador Sérgio Cabral (preso desde novembro de 2016 na Operação Calicute, desmembramento da Lava Jato ), condenado a 215 anos e 11 meses pelos mais variados crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e pertencimento à organização criminosa. Pesam contra ele ainda denúncias sobre fraude em licitação e formação de cartel. No total, ele responde por ao menos 28 processos, tendo sido condenado em 10 deles.

Entre os mais antigos estão também os ex-deputados estaduais do MDB Paulo Melo (corrupção passiva e organização criminosa) e Edson Albertassi (corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa), condenados a 12 anos e 10 meses e 13 anos e 4 meses, respectivamente, na Operação Cadeia Velha.

Você viu?

Recém-chegado a Bangu 8 transferido de Curitiba, onde permaneceu por dois anos e meio , o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha é outro político influente a cumprir o resto de sua pena de 14 anos e seis meses no presídio carioca. Cunha foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Leia também: Kajuru anuncia troca de partido: "Querem que eu seja inimigo de Bolsonaro"

Cunha e Cabral têm planos em comum: prometem contar em livro os bastidores do que viveram na política .

Outros dois "novatos' que completam a lista da Lava Jato não são ligados diretamente à politica, mas aparecem em investigações contra o ex-governador Cabral. São eles: Dario Messer, preso em São Paulo e depois transferido após ficar mais de um ano foragido ,e Eike Batista, de volta a Bangu 8 depois de dez meses livre após habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!