Tabata Amaral
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
A deputada federal Tábata Amaral (PDT-SP) é "sangue novo" na Câmara

Ameaçada de expulsão do PDT por ter contrariado a orientação da legenda e votado a favor da reforma da Previdência , a deputada federal Tabata Amaral (SP) quebrou o silêncio sobre a polêmica e apelou por "mais democracia interna" nos partidos. Em artigo publicado na "Folha de S. Paulo", a parlamentar escreveu que as siglas hoje representam apenas alguns nichos da sociedade e se movem por "estruturas antigas de comando". Ela criticou que consensos sobre pautas complexos nem sempre sejam construídos "de baixo para cima" e denunciou "perseguição política" contra dissidentes.

Leia também: 'Acreditei que o Lula pudesse resgatar o país', diz Silas Malafaia

"Muitas vezes, consensos sobre pautas complexas não são construídos de baixo para cima, e cartilhas antigas se sobrepõem aos estudos e evidências. Quando algum membro decide tomar uma decisão que considere responsável e fiel ao que acredita ser importante para o país, há perseguição política. Ofensas, ataques à honra e outras tentativas de ferir a imagem tomam o lugar do diálogo. Exatamente o que vivo agora", destacou Tabata Amaral .

A deputada foi uma entre oito representantes do PDT na Câmara dos Deputados que contrariaram a posição do partido e apoiaram a reforma . Antes da votação, ela publicou um vídeo nas redes sociais no qual justificava seu voto "por convicção". Chamados de "traidores" pelo líder da legenda na Câmara, André Figueiredo, os parlamentares dissidentes viraram alvo de processo interno na Comissão de Ética da sigla e podem ser expulsos por divergirem.

"Não podemos ficar com gente que não vota com a orientação partidária. Por que é deputado se não segue a orientação partidária?", disse à ÉPOCA o presidente do PDT, Carlos Lupi , antes de pregar cautela no processo por saber que, em caso de expulsão, a legenda perde as cadeiras correspondentes no Congresso.

Para constranger Tabata, o PDT divulgou um vídeo da Convenção Nacional na qual sua bancada e demais membros fecharam questão contra a reforma da Previdência. As imagens mostram a deputada no local, mas não exibem a posição dela na votação interna sobre o tema. Diante da crise, Cidadania , PSDB e até PSL passaram a cobiçar Tabata para tê-la em seus quadros.

No artigo na "Folha", Tabata ressalta que "a boa política não pode ser dogmática" e classifica as discordâncias como "normais". Mas, segundo ela, o fato de a "rebeldia" (para ela, voto de opinião) ter se estendido por um terço de bancadas de PDT e PSB "demonstra o grau do conflito instalado". Onze dos 32 deputados do PSB, também crítico à reforma, votaram a favor do texto do governo.

"Sabemos que a extrema esquerda não admite flexibilidade alguma de posicionamento, pois está enclausurada em suas amarras. No entanto, uma parcela de centro-esquerda quer dialogar com o contexto e a sociedade e caminha para se modernizar", escreveu a parlamentar. "Encaro esse debate como de fato a única tentativa da centro-esquerda de se renovar, mas os partidos estão virando as costas para essa realidade. É mais fácil lidar no plano da insubordinação".

Leia também: Consumidor poderá bloquear ligações de telemarketing a partir desta terça

No texto, a deputada diz propor "uma provocação saudável" para a política e os partidos. Segundo ela, as legendas têm se engajado em reforçar o poder da liderança partidária "punindo dissidentes" com base na ideia de que "partidos não podem passar sinais de fraqueza".

"Enquanto existir o presidencialismo, o multipartidarismo e a federação brasileira, as lideranças partidárias precisão ouvir e negociar com suas bases, dissidentes ou não", defendeu a parlamentar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!