Ernesto Araújo acredita que Brasil terá uma boa relação com os EUA
Valter Campanato/ABr
Ernesto Araújo acredita que Brasil terá uma boa relação com os EUA


O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse nesta quarta-feira (2) que Brasil e Estados Unidos iniciam uma nova etapa nas relações bilaterais após reunião com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, nesta manhã, no Palácio Itamaraty.

Leia também: Eduardo Bolsonaro diz que falou com genro de Trump sobre embaixada em Israel

“Estamos no começo de uma nova fase que será muito produtiva, tenho certeza, na relação entre Brasil e Estados Unidos. Uma etapa que criará instrumentos concretos, que vão ajudar nossa economia, a gerar empregos, novas oportunidades de negócios, novas iniciativas em todas as áreas, aproveitando muito trabalho que já foi feito, mas criando uma dimensão muito mais intensa na nossa relação”, disse Ernesto Araújo .

Perguntado sobre a nova política externa brasileira, Araújo disse que o Brasil está se “realinhando consigo mesmo, com seus próprios ideais, e o Itamaraty está se realinhando com o povo brasileiro”.

Leia também: Bolsonaro diz que teve debate "producente" sobre Venezuela com assessor de Trump

“A nova relação com os Estados Unidos é uma consequência desse realimento interno do Brasil e com outros países igualmente”, acrescentou.

Pompeo afirmou que o presidente Donald Trump quer estreitar as relações com o governo do presidente Jair Bolsonaro em diversas áreas, entre elas a econômica. Questionado sobre as críticas feitas por Trump sobre as relações comerciais “injustas” entre Estados Unidos e Brasil, Pompeo defendeu que o governo americano quer estabelecer oportunidades para os dois países.

“Às vezes é difícil para americanos fazerem negócios no Brasil e, às vezes, é difícil para brasileiros fazerem negócios nos Estados Unidos também”, disse o secretário de Estado, que participou da posse de Bolsonaro nesta terça-feira (1º).

Ernesto Araújo participa de diversos encontros

Bolsonaro deve tratar com o ministro Ernesto Araújo sobre as negociações com os EUA
Rafael Carvalho/Governo de Transição
Bolsonaro deve tratar com o ministro Ernesto Araújo sobre as negociações com os EUA


O ministro das Relações Exteriores teve agenda intensa neste primeiro dia de trabalho. Além das reuniões com o presidente da República e representantes estrangeiros, ele passou por uma série de conversas com chanceleres e enviados especiais de vários países.

Ernesto Araújo conversou com os ministros das Relações Exteriores Jacek Caputowicz (Polônia) e Maliki Osman (Cingapura), além dos enviados especiais Jeon Hae-cheol (Coreia do Sul), Yasuaki Yamaguchi (Japão) e Omar Alghabra (Canadá), assim como a ministra da Segurança Alimentar dos Emirados Árabes Unidos, Mariam al-Mehairi.

*Com Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!