Ex-presidente teve um pedido de liminar rejeitado por Fachin e outro, por Celso de Mello
Reprodução/Le Monde
Ex-presidente teve um pedido de liminar rejeitado por Fachin e outro, por Celso de Mello

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com agravo regimental junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para cobrar análise colegiada de recurso rejeitado monocraticamente pelo relator, ministro Edson Fachin , na madrugada da última quinta-feira (6).

Os advogados que representam o petista nesta ação pedem que Fachin envie o recurso de Lula para julgamento na Segunda Turma do STF, que integra também os ministros Ricardo Lewandowski (presidente), Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello.

O recurso em questão foi protocolado na terça-feira (4) e pede a suspensão dos efeitos da sentença que condenou Lula a cumprir 12 anos e 1 mês de prisão no caso tríplex da Operação Lava Jato. Os argumentos apresentados pela defesa se ancoram na liminar proferida mês passado pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU defendendo a adoção de medidas que assegurem a participação de Lula nas eleições gerais no Brasil.

A defesa do petista alega que "não cabe aos órgãos judiciários brasileiros sindicar as decisões proferidas pelo comitê, mas, sim, dar cumprimento às obrigações internacionais assumidas pelo Brasil".

Ao rejeitar o pedido de liminar, o ministro Fachin considerou que o pronunciamento do comitê da ONU não tem efeitos sobre a condenação do ex-presidente, "reservando-se à sede própria a temática diretamente afeta à candidatura eleitoral".

O agravo regimental é um instrumento que exige o envio de um tema para discussão colegiada caso o relator não mude seu entendimento. Fachin, que já havia destacado que sua decisão não encerrava o assunto em definitivo, também será obrigado a pedir um posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Além desse recurso, a defesa do ex-presidente levou ainda nesta semana outro pedido ao STF para que fosse suspensa a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que barrou a candidatura do petista. Esse recurso também já foi rejeitado , na quinta-feira, pelo ministro Celso de Mello.

Os advogados do ex-presidente intensificaram a mobilização nessa última semana para tentar habilitar Lula a ser candidato nas eleições. O prazo para o Partido dos Trabalhadores substituir o registro de seu candidato se encerra na próxima terça-feira (11). Caso a ofensiva jurídica do partido não obtenha êxito, há a expectativa de que o ex-ministro Fernando Haddad seja alçado para a condição de candidato, tendo a jornalista Manuela D'Ávila (PCdoB) como sua vice.

Julgamento virtual de recurso de Lula

Preso desde abril após condenação na Lava Jato, ex-presidente Lula tem julgamento de recurso no STF
Instituto Lula/Ricardo Stuckert - 21.3.18
Preso desde abril após condenação na Lava Jato, ex-presidente Lula tem julgamento de recurso no STF

Começou nessa sexta-feira (7) o  julgamento virtual dos embargos da defesa de Lula contra a decisão do STF que abriu caminho para a prisão do petista após a condenação no caso tríplex pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4). Nessa modalidade de julgamento, todos os 11 ministros da Corte participam, sendo o relator (Fachin) o primeiro a apresentar seu voto. Só após isso, os demais ministros dizem se concordam totalmente, se concordam parcialmente, se discordam ou se acompanham a divergência aberta por outro colega. Caso um ministro não registre seu voto até o dia 13, será considerado que ele acompanhou o entendimento de Fachin.

Esse recurso trata-se de embargos de declaração da defesa a respeito da decisão tomada pelo plenário do  STF  em julgamento realizado no dia 4 de abril .  Naquela ocasião, a maioria dos ministros (6 a 5) negou habeas corpus preventivo ao ex-presidente, reafirmando a posição firmada em 2016, que autoriza a prisão de condenados por órgãos colegiados de segunda instância. 

Votaram contra Lula naquele julgamento os ministros  Edson Fachin , Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Votaram a favor da concessão do habeas corpus os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Celso de Mello. 

Os advogados de Lula questionam nos embargos se as prisões após segunda instância são automáticas ou se carecem de alguma justificativa específica para cada processo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!