Paulo Maluf foi condenado por lavagem de dinheiro envolvendo propina recebida quando ele era prefeito de SP
Wilson Dias/Agência Brasil - 13.10.17
Paulo Maluf foi condenado por lavagem de dinheiro envolvendo propina recebida quando ele era prefeito de SP

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu adiar para a semana que vem a decisão sobre a situação do parlamentar afastado Paulo Maluf (PP-SP). Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 9 meses pelo crime de lavagem de dinheiro, Maluf  chegou a passar três meses na prisão e atualmente cumpre prisão domiciliar em São Paulo.

De acordo com o corregedor da Câmara, deputado Evando Gussi (PV-SP), a discussão que estava inicialmente prevista para ocorrer ontem (7) e que havia passado para esta quarta-feira (8) foi adiada novamente após um pedido de vista coletivo apresentado em reunião na residência oficial da presidência da Casa pela manhã. A Mesa Diretora voltará a se reunir na próxima terça-feira (14) para, mais uma vez, tentar definir o futuro de Paulo Maluf .

“A intenção da Câmara dos Deputados é decidir isso o mais rápido possível. É um consenso com todos os membros da Mesa. A grande questão é que o caso tem uma complexidade jurídica assustadora”, disse Gussi à reportagem da Agência Brasil .

Paulo Maluf duas vezes condenado pelo STF

Paulo Maluf se entregou à Polícia Federal em São Paulo no fim de dezembro e foi transferido para presídio em Brasília
Valter Campanato/Agência Brasil - 22.12.17
Paulo Maluf se entregou à Polícia Federal em São Paulo no fim de dezembro e foi transferido para presídio em Brasília

A condenação do parlamentar no STF se deve a suposto crime cometido durante sua gestão como prefeito de São Paulo, entre 1993 e 1996.

A sentença foi imposta em processo no qual o deputado afastado foi acusado de receber propina em contratos com as empreiteiras Mendes Júnior e OAS para a construção da Avenida Água Espraiada, hoje chamada Avenida Roberto Marinho. Os recursos foram movimentados em contas ligadas a Maluf e à sua família no exterior e o crime de lavagem de dinheiro se configurou nas transações financeiras realizadas posteriormente visando trazer os recursos de propina de volta ao Brasil.

Maluf ficou preso entre dezembro e março no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, mas ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar devido a " graves problemas de saúde ", conforme alegou sua defesa em recurso aceito pelo ministro do STF Dias Toffoli. Aos 86 anos de idade, o ex-prefeito de São Paulo lida com problemas cardíacos, ortopédicos, câncer de próstata e diabetes.

Em maio, o parlamentar afastado foi novamente condenado , por unanimidade, pela Primeira Turma STF por falsidade ideológica com fins eleitorais devido a fraudes na prestação de contas de sua campanha eleitoral de 2010. A pena imposta a Paulo Maluf nesse processo é de 2 anos e 9 meses de prisão em regime semiaberto, convertido para domiciliar.

*Com informações e reportagem da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!