Candidato a Presidência pelo PPL, João Goulart Filho foi deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PDT
Facebook/ João Goulart Filho
Candidato a Presidência pelo PPL, João Goulart Filho foi deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PDT

O Partido Pátria Livre (PPL) oficializou neste domingo (5) o nome de João Goulart Filho como candidato à Presidência da República . Ele é filho do ex-presidente João Goulart, o Jango, que teve mandato presidencial, de 1961 a 1964, interrompido pela ditadura militar. É a primeira vez que João Goulart Filho concorre ao cargo. 

Durante a convenção nacional partido, ficou decidido que o vice de João Goulart Filho será o professor da Universidade Católica de Brasília, Léo Alves. De acordo com Goulart Filho, sua principal proposta é a retomada do nacionalismo e do desenvolvimentismo.

“Nós tivemos um processo interrompido em 1964 em que as propostas tanto do trabalhismo como do nacionalismo brasileiro vinham sendo desenvolvidas. Nós estamos resgatando esse processo e temos a obrigação de resgatar a proposta daquele momento”, disse o candidato do PPL .

Leia também: Dilma Rousseff é lançada como candidata ao Senado por Minas Gerais

Entre as propostas citadas pelo candidato está a redução drástica dos juros da dívida pública para dar condições ao Estado de investir no desenvolvimento social. “Assim, evidentemente, nós vamos ter recursos para saúde pública, educação e segurança que são áreas extremamente sensíveis”. 

Goulart destacou ainda o resgate da soberania, o controle das remessas de lucros das empresas estrangeiras e a revisão do conceito de segurança nacional. “Não podemos mais estar entregando nosso patrimônio, nosso subsolo, nossas faculdades, nossa educação, petróleo e geração elétrica para empresas multinacionais”. 

Ele propõe ainda abrir um diálogo com a sociedade para debater a reforma agrária, urbana, tributária e educacional.

Quem é João Goulart Filho?

João Goulart Filho é filho do ex-presidente João Goulart, o Jango, que teve mandato presidencial, de 1961 a 1964
Agência Brasil
João Goulart Filho é filho do ex-presidente João Goulart, o Jango, que teve mandato presidencial, de 1961 a 1964

O candidato do PPL é poeta, filósofo, escritor e fundador do Instituto João Goulart, dedicado à pesquisa histórica e à reflexão sobre o processo político brasileiro. Foi deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PDT e é autor de Jango e Eu: Memórias de um exílio sem volta, indicado ao Prêmio Jabuti. 

Leia também: MDB confirma Germano Rigotto como vice de Henrique Meirelles

Já o candidato a vice de João Goulart Filho , Léo Alves foi procurador federal e, atualmente, é professor da Universidade Católica de Brasília, professor-visitante de escolas de Governo, escolas de magistratura, de contas e academias de polícia em 21 estados. 

* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!