Vários partidos realizaram convenções para definir os participantes que irão disputar o cargo no governo de São Paulo durante o sábado (28).  

Leia também: Longe das polêmicas de corrupção, Doria se destaca no cenário político para 2018

Segundo a pesquisa mais recente do Ibope, divulgada no fim de junho, João Doria ficava na liderança da preferência dos eleitores para o governo de São Paulo , com 19% das intenções de voto, empatado com Paulo Skaf, com 17%.

Em terceiro lugar ficaria Márcio França, o atual governador do estado, que ainda não oficializou sua candidatura. A confirmação deverá acontecer no próximo domingo (5), quando a convenção do PSB paulista ocorrerá.

O estado de São Paulo é governado por tucanos há 24 anos.

Saiba quem está oficialmente na briga pelo governo de São Paulo

  • Adriano Costa e Silva (DC)
Major Adriano Costa e Silva é o candidato do DC
Reprodução/Facebook
Major Adriano Costa e Silva é o candidato do DC

Candidato do Democrata Cristão (DC), o antigo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), o major do Exército Adriano Costa e Silva é a aposta do partido, que lançou chapa para disputar o cargo de governador.

Com Humberto Alencar como vice, os dois não chegaram a ter uma pontuação expressiva na última pesquisa do Ibope disponível.

Os nomes foram confirmados na manhã do sábado (29), no bairro do Butantã, na zona oeste paulistana.

  • Cláudio Fernando Aguiar (PMN)
Cláudio Fernando Aguiar teve a candidatura oficializada pelo PMN
Reprodução/Rede Globo
Cláudio Fernando Aguiar teve a candidatura oficializada pelo PMN

Durante convenção que aconteceu na Câmara Municipal, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) anunciou oficialmente seu candidato: o professor Cláudio Fernando Aguiar, acompanhado de Roberto Campos, da Rede Sustentabilidade, como vice.

Cláudio Fernando ficou com 1% das intenções de voto na última pesquisa do Ibope.

  • João Doria (PSDB)
O ex-prefeito João Doria é o candidato do PSDB ao governo de São Paulo
Reprodução/Facebook
O ex-prefeito João Doria é o candidato do PSDB ao governo de São Paulo

Outro candidato confirmado neste sábado foi o ex-prefeito da cidade João Doria, ao lado de Rodrigo Garcia (DEM) como vice.

A confirmação do nome do empresário tucano não era nenhuma surpresa para os paulistas, tendo em vista que o empresário tucano deixou a prefeitura da cidade de São Paulo no primeiro semestre deste ano, depois de ter ficado no cargo por um ano, para se dedicar às eleições 2018 .

Sua candidatura foi confirmada em um centro de convenções na Barra Funda (zona oeste da cidade), onde a aliança entre o PSDB-PSD-DEM-PRB-PTC-PP foi selada em São Paulo.

Segundo Doria, caso seja eleito, ele quer “empunhar as mesmas bandeiras e causas” do ex-governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do mesmo partido ao cargo da Presidência da República.

Doria ainda aproveitou a ocasião para elogiar o juiz federal Sérgio Moro, que é o responsável pela Operação Lava Jato, maior investigação de corrupção já feita no Brasil, e se referiu a ele como “herói que pôs Lula na cadeia”.

  • Lisete Arelaro (PSOL)
Lisete Arelaro é a candidata do PSOL
Reprodução/Youtube
Lisete Arelaro é a candidata do PSOL

Candidata do PSOL, Lisete Arelaro é ex-diretora da Faculdade de Educação da USP e terá Maurício Costa como vice.

Durante o evento do partido para oficializar a candidatura, que aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, no Centro, Arelaro falou sobre transformar o Palácio dos Bandeirantes, onde fica a sede oficial do governo, em um centro de formação popular.

“Nós entendemos que é injusto elogiarmos tanto os bandeirantes pelo o que eles fizeram ao Brasil. Primeiro, eles mataram os índios sem dó nem piedade. E, segundo, eles roubaram o nosso ouro e não foi pouco”, disse ela em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Segundo ela, se for eleita, as salas de aula noturnas que foram fechadas nos últimos anos pelo governo deverão ser reativadas, e as obras paralisadas ou com lentidão no governo Alckmin, principalmente as na área de transporte, serão retomadas e aceleradas.

No fim de junho, a pesquisa do Ibope a colocou com 3% das intenções de voto.

  • Luiz Marinho (PT)
Com apoio de Lula, Luiz Marinho é o candidato do PT
Reprodução/Facebook/Luiz Marinho
Com apoio de Lula, Luiz Marinho é o candidato do PT

O PT confirmou o candidato Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo, no ABC Paulista, como candidato oficial. Em evento no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, muitos militantes petistas marcaram presença e aplaudiram ao ouvirem a leitura de uma carta enviada ao partido pelo ex-presidente Luiz Inácio da Silva, preso há três meses em Curitiba.

Lula fala que houve “um golpe dentro do golpe com a intenção de tirá-lo das eleições em que é favorito”.

Em resposta, Marinho afirmou que quer ser governador “para ajudar Lula a governar o Brasil”. O candidato petista também convocou os eleitores a participarem da homologação da candidatura do ex-presidente à Presidência, que ocorrerá no dia 4 de agosto, na Casa de Portugal, em São Paulo.

“Vamos fazer com São Paulo o que o Lula fez com o Brasil e ser o governo da mudança”, disse Marinho, que tinha 3% das intenções de voto na última pesquisa.

Leia também: “Não conseguirão nos derrotar”, diz Lula em carta lida na convenção do PT em SP

  • Paulo Skaf (MDB)
Empresário Paulo Skaf oficializa seu nome para disputar o governo de São Paulo pelo MDB
Jales Valquer/Estadão Conteúdo - 31.08.2016
Empresário Paulo Skaf oficializa seu nome para disputar o governo de São Paulo pelo MDB

O MDB anunciou, no Clube Sírio, na zona sul da capital paulista, a confirmação da candidatura do empresário Paulo Skaf e sua vice na chapa, a tenente-coronel da Polícia Militar Carla Basson.

Skaf falou sobre violência e segurança pública e ainda citou o trabalho das duas polícias, que ele quer que trabalhem “entrosadas”.

“Quero delegacias adequadas, modernas, quero policiais civis se orgulhando de serem policiais, quero que a população de São Paulo se orgulhe da nossa Polícia Civil, quero que as polícias Civil e Militar trabalhem entrosadas”, disse.

Segundo Skaf, também é preciso “mudar a legislação” e, para isso, o governador de São Paulo precisa ter força para resolver “problemas que estão aí há 15 anos”.

Rogério Chequer (Novo)

Rogério Chequer, criador do Vem Pra Rua, vai disputar o pleito pelo Partido Novo
Reprodução/TV Cultura
Rogério Chequer, criador do Vem Pra Rua, vai disputar o pleito pelo Partido Novo

Na última quinta-feira (26), o Partido Novo tinha confirmado a participação do engenheiro e empresário Rogério Chequer, acompanhado de Andrea Menezes, como mais um dos candidatos ao governo de São Paulo .

Chequer é um dos idealizadores do movimento Vem Pra Rua, que organizou passeatas contra o governo de Dilma Rousseff e apoiaram o impeachment da ex-presidente.

“Seríamos insanos de acreditar que se continuarmos a fazer as mesmas coisas como esses canalhas estão fazendo até agora vamos ter resultados diferentes. Chega, a gente vai fazer diferente”, disse.

Leia também: Rodrigo Maia desiste de concorrer à Presidência e oficializa apoio a Alckmin

Segundo o Ibope, Chequer tem 1% das intenções de voto de quem vai eleger o próximo candidato para o governo de São Paulo em outubro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!