“Podem me acusar de muita coisa, mas sempre agi com absoluta transparência”, diz Moro sobre prisão do ex-presidente Lula
Reprodução
“Podem me acusar de muita coisa, mas sempre agi com absoluta transparência”, diz Moro sobre prisão do ex-presidente Lula

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, comentou nesta quarta-feira (25) o confronto de decisões  com o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no início deste mês, sobre a soltura e a manutenção da prisão do ex-presidente Lula.

Durante o Fórum Reconstrução do Brasil, promovido pelo jornal Estado de São Paulo, na capital paulista o titular da Operação Lava Jato, disse que não há como seus métodos serem considerados reprováveis.  “Podem me acusar de muita coisa, mas eu sempre agi com absoluta transparência”, disse o juiz sobre a prisão do ex-presidente Lula .

Mesmo estando de recesso, Moro, ao tomar conhecimento da decisão de soltura do ex-presidente, disse que Favreto não tinha competência para liberar Lula e pediu a manifestação do relator da Lava Jato em segunda instância, desembargador Gebran Neto.

O magistrado foi questionado sobre as ações durante as suas férias. “A imprensa vive questionando o juiz, porque as férias são muito longas, com alguma razão. E quando o juiz trabalha nas férias, também criticam”, declarou.

Sérgio Moro disse ainda que já apresentou sua resposta, sem especificar detalhes, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) , que o intimou a respeito do impasse na soltura de Lula.

O magistrado negou que suas decisões sejam seletivas, conforme alega o PT. Ele destacou a aplicação de penas a agentes políticos de diversos partidos e considerou a crítica “profundamente injusta”. “As minhas decisões são transparentes. Posso ter me equivocado, nenhuma pessoa é perfeita. Mas sempre agi com a pretensão de fazer o que era certo”, disse.

Moro defendeu prisão do ex-presidente Lula

Juiz determinou a prisão do ex-presidente Lula após condenação em segunda instância
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL
Juiz determinou a prisão do ex-presidente Lula após condenação em segunda instância

O juiz reforçou ainda que defende a execução da pena após condenação em segunda instância. Para ele, a punição do corrupto gera receio em outros corruptos em potencial. “O crime do colarinho branco é um crime racional. Se aumentam os riscos de punição, há expectativa de que isso leve as pessoas a pensarem mais de uma vez antes de se envolver em conduta similar”, disse o magistrado.

Para Moro, somente a punição pelo Judiciário não resolve o problema. “São necessárias políticas públicas mais gerais para diminuir a corrupção”, defendeu. “Tem que haver reformas políticas para a prevenção do crime”.

O juiz determinou a execução da pena de Lula após condenação em segunda instância pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP). Desde então, o ex-presidente está na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Lula cumpre pena de 12 anos e um mês na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal, que impôs a pena ao petista, determinou a prisão do ex-presidente Lula seguindo entendimento atual do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite a execução de pena mesmo que ainda haja possibilidade de recurso a instâncias superiores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!