Após a partida entre Bélgica e Japão, Lula escreveu sua análise sobre os jogos do fim de semana e de hoje da Copa
Marcos Oliveira/Agência Senado - 29.8.16
Após a partida entre Bélgica e Japão, Lula escreveu sua análise sobre os jogos do fim de semana e de hoje da Copa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai mais divulgar seus comentários sobre a Copa do Mundo 2018 no programa do José Trajano na TVT . Como o petista ainda é pré-candidato à Presidência, a legislação eleitoral proíbe a participação de pré-candidatos em programas de rádio e TV a partir de 30 de junho.

No entanto, a assessoria do ex-presidente ressaltou que Lula vai continuar publicando seus comentários sobre a Copa do Mundo nas redes sociais e em sua página na internet. Nesta segunda-feira (2), após a partida entre Bélgica e Japão, o petista escreveu sua análise sobre os jogos do fim de semana e de hoje pelas oitavas de final:

“Final de semana cheio. Jogos com de 120 minutos e disputas de pênalti, pra torcedor nenhum botar defeito. 

Apenas uma surpresa: a Espanha foi fazer companhia a outras seleções com títulos que já caíram: Alemanha e Argentina. Contando a Itália que não participou e tem 4 títulos, são 11 títulos fora da disputa. 

Ficaram 9 títulos na Rússia: 5 do Brasil, 2 do Uruguai, 1 da França e 1 da Inglaterra, que ainda vai jogar nas oitavas. Todos tentando chegar à final.

O Uruguai me impressiona pela garra do time, liderado por dois atacantes extraordinários: Cavani e Luis Soares, gigantes dentro de campo. O Uruguai ganhou todas até agora e merece respeito.

A França, se conseguir repetir a atuação que teve contra a Argentina, pode repetir 1998. Eles estão oferecendo ao mundo o Mbappé, que pode ombrear com os monstros sagrados dessa última década, Messi e Cristiano Ronaldo.

A Inglaterra é, entre todas estas seleções, a que tem menos probabilidade de chegar à final. Embora promova o campeonato nacional mais emocionante, onde desfilam craques do mundo inteiro, a Inglaterra não consegue montar grandes seleções. Só teve sucesso em 1966, e nós sabemos como ganhou aquele título.

O Brasil fez contra o México o seu melhor jogo. Se continuar jogando com espírito de coletividade e futebol solidário, cada jogador fazendo melhor o que sabe, temos muita chance de chegar à final.

É importante lembrar que não houve nenhuma contestação na convocação do Tite, que reforçou a seleção com 5 jogadores ou ex-jogadores do Curingão. Quem faz isso não pode perder campeonato.

Agora é a Bélgica. É preciso muita concentração, muita vontade de ganhar. Não é um país com muita tradição em Copas do Mundo , mas certamente a Bélgica que jogará contra o Brasil não será aquela do primeiro tempo contra o Japão. Será mais concentrada e mais perigosa, como vimos no final do jogo de ontem [hoje].

Como torcedor do bom futebol, vou dar um palpite: 3x1 para o Brasil. Aí é correr para o abraço e continuar melhorando para chegarmos à grande final.

Parabéns pela vitória! E que façam ainda mais.”

Leia também: Temer comemora resultado do Brasil nas oitavas: "vitória suada e merecida"

Batalha judicial de Lula no STF

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negar o pedido de liberdade do ex-presidente na última sexta-feira (29), resta ao petista mais dois recursos na Corte que pedem a liberdade do petista, preso desde 7 de abril.

O ex-presidente está preso após ter sido condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex no Guarujá.

O primeiro é uma petição que pode suspender a condenação do ex-presidente até o trânsito em julgado (fim dos recursos) do processo. Esse pedido foi enviado ao plenário do STF que deve analisar a questão em agosta, após o recesso do Judiciário.

outro recurso é um embargo de declaração, no qual a defesa do ex-presidente argumenta que a prisão de Lula ocorreu antes do término dos recursos na segunda instância e que isso feriu sua presunção de inocência.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!