Marcos Corrêa/PR - 2.5.18
"Lamento, mas tenho de enfrentar", diz presidente Michel Temer sobre protestos com gritos de 'golpista'

Michel Temer (MDB) deixará o Planalto no fim de dezembro, perdendo assim direito ao foro privilegiado por prerrogativa de cargo. Por isso, as investigações que correm contra ele irão para a Justiça comum, saindo da tutela do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também: Suíça detalha aportes "numerosos" em contas de suposto operador do PSDB em SP

Quando isto acontecer, um grupo de procuradores que apura supostos desvios éticos do emedebista já fala em possíveis medidas cautelares contra Temer em 2019. A informação é do jornal Folha de S.Paulo .

Duas denúncias já foram apresentadas contra o presidente, mas foram barradas pela Câmara dos deputados. Uma terceira denúncia, comenta-se em Brasília, estaria sendo preparada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

O próprio advogado de Temer , Claudio Mariz de Oliveira já admite, à Folha , que o cerco ao emedebista se acirrará em janeiro. “Começará uma ativa e intensa ação persecutória, de investigação, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal”. O defensor, contudo, disse não acreditar em medidas “extremas” como como condução coercitiva ou prisão.

Você viu?

Leia também: Filha de Eduardo Cunha vai tentar uma vaga na Câmara dos Deputados

Temer pode desistir de eleição

Uma das possibilidades de Temer seguir protegido contra as denúncias contra si seria se reeleger presidente em outubro. O mandatário brasileiro, no entanto, já tem acenado com a possibilidade de desistir do pleito e apoiar Geraldo Alckmin (PSDB) na corrida eleitoral.

“Eu não teria dificuldade, não. Se houver conjugação política nestes termos que estou dizendo. Se houver algo que seja útil para o país, e daí história da união de todos os candidatos de centro, por que não apoiar?”, disse, quando questionado se poderia desistir da disputa para apoiar o tucano Alckmin.

Entre os tucanos, há quem ache que o apoio de Temer ao ex-governador de São Paulo não é um bom negócio. Isso porque eles avaliam que um candidato apoiado pelo emedebista pode sofrer a mesma rejeição da população que sofre o próprio presidente.

Por outro lado, vertentes do partido entendem que o apoio financeiro, o tempo de TV e a estrutura partidária do MDB , que conta com centenas de prefeitos em todos os estados brasileiros, pode ser definitiva na briga pelo 2º turno das eleições.

Leia também: Policial militar afirma ter entregue dinheiro a amigo de Temer entre 2013 e 2015

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!