Presidente Michel Temer é alvo de investigações na Polícia Federal
Alan Santos/PR - 20.4.18
Presidente Michel Temer é alvo de investigações na Polícia Federal

Raul Jungmann , ministro da Segurança Pública de Michel Temer (MDB) , determinou que a Polícia Federal apure o vazamento de informações sobre o inquérito que investiga supostas irregularidades no Decreto dos Portos cometidas pelo presidente e seu entorno.

Leia também: Filha de Michel Temer irá depor à Polícia Federal no dia 2 de maio

Por meio de nota, o ministro afirmou que é “inadmissível” comprometer o direito de defesa de qualquer cidadão ou do Presidente da República. O ministro acrescentou que vazar informações é ato passível de sanções penais.

“Determinei ao Diretor Geral da Polícia Federal a imediata apuração do possível vazamento ocorrido no curso do inquérito policial. A violação do sigilo profissional pelos responsáveis pela condução desta ou de qualquer outra investigação é conduta passível de sanção administrativo-disciplinar, cível e penal. Além disso, depõe contra o reconhecido profissionalismo das instituições investigadoras”, diz a nota assinada por Jungmann.

Em pronunciamento, Michel Temer (MDB) se queixou do vazamento de informações a respeito das investigações sobre o Decreto dos Portos, em que ele é o principal investigado.

“Como é que a imprensa consegue estas informações? Eu duvido que a imprensa entre de madrugada, seja na Polícia Federal ou onde seja, para, digamos, sorrateiramente ter acesso a esses dados. Alguém, naturalmente, vaza esses dados irresponsáveis”. O presidente afirmou, na ocasião, que pediria a Jungmann uma investigação a respeito dos vazamentos.

De acordo com uma reportagem publicada nesta sexta-feira pela  Folha de S.Paulo , a Polícia Federal acredita que existem indícios de que o presidente tenha usado dinheiro de propina para reformar imóveis da família e ocultado bens em nome de terceiros.

Você viu?

Temer se defendeu das acusações. “Não tenho casa de praia, não tenho casa de campo, não tenho apartamento em Miami, não tenho vencimentos e salários a não ser aqueles dentro da lei”.

Leia também: Temer rebate PF e diz ser alvo de "perseguição disfarçada de investigação"

Polícia Federal reage

Também por meio de nota, a Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) se manifestou sobre a investigação aberta por Jungmann e comentou o pronunciamento feito por Temer .

Os delegados se disseram preocupados “com a entrevista do presidente da República, Michel Temer, sobre as apurações de suposta prática de lavagem de dinheiro envolvendo a si e a seus amigos e familiares”.

Eles afirmaram que a instituição “não protege, nem persegue qualquer pessoa ou autoridade pública, apenas cumpre seu dever legal de investigar fatos e condutas tipificadas como crimes”.

Por fim, a associação disse que não aceitará “pressões ou campanhas com a finalidade de desacreditar a atuação dos delegados de Polícia Federal na condução dessa ou de qualquer outra investigação”.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também: Procuradoria pede o envio de inquérito contra Alckmin à primeira instância

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!