Presidente Michel Temer em encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes
Beto Barata/PR - 6.2.18
Presidente Michel Temer em encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes

O presidente Michel Temer teve reunião na noite dessa terça-feira (24) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, no Palácio do Jaburu. O encontro não estava previsto na agenda oficial do presidente. Já o magistrado não divulgou sua agenda para o dia.

A reunião entre Michel Temer e Gilmar se dá a uma semana de o Supremo retomar o julgamento sobre a restrição ao foro privilegiado . Já há maioria na corte a favor de limitar essa prerrogativa para que políticos só tenham direito ao foro especial caso o suposto crime tenha ocorrido durante o exercício de seu mandato. Faltam, no entanto, os votos dos ministros Dias Toffoli (responsável pelo pedido de vistas que paralisou o processo), do próprio Gilmar Mendes e de Ricardo Lewandowski.

De acordo com a a assessoria de Gilmar, a reunião de ontem no Palácio do Jaburu não tratou desse assunto, mas sim da proposta de semipresidencialismo. Os dois defendem esse modelo para o País , que é o mesmo já adotado na França e que congrega elementos do presidencialismo e do parlamentarismo. O sistema prevê que o primeiro-ministro assuma a função de chefe de governo.

Cena recorrente e encontro com Aécio

Esta não foi a primeira vez que Temer e Gilmar se encontram sem que o compromisso estivesse previsto na agenda do presidente. A prática já se deu, por exemplo, às vésperas de o emedebista anunciar o nome de Raquel Dodge  para substituir Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República (PGR).

Também nessa terça-feira, o presidente recebeu o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que se tornou réu na semana passada por corrupção e tentativa de obstrução à Justiça em ação originada nas delações da JBS.

A reunião ocorreu no início da noite, no Palácio do Planalto, e teve como objetivo a discussão de "assuntos de interesse dos municípios mineiros", de acordo com a assessoria do tucano. A primeira versão da agenda do presidente Michel Temer  divulgada pelo Planalto também não previa o encontro, mas ele foi incluído posteriormente em atualizações feitas ao longo do dia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!