Aécio Neves se tornou réu no STF por corrupção
Jefferson Rudy/Agência Senado - 4.7.2017
Aécio Neves se tornou réu no STF por corrupção

O deputado federal Osmar Serraglio (PP) voltou a afirmar, no plenário da Câmara, que sofreu pressão do senador Aécio Neves (PSDB) quando ocupou o cargo de ministro da Justiça. O ex-ministro, assim, contextualiza um trecho dos áudios em que o político mineiro foi flagrado expressando à Joesley Batista sua contrariedade quanto aos rumos da operação Lava Jato .  

Leia também: Joesley diz ter doado R$ 110 milhões à campanha de Aécio em 2014

Divulgados em maio de 2017, em um dos áudios Aécio critica Serraglio, a quem classificou com palavras de baixo calão. O ex-ministro explicou que, na época, foi procurado pelo senador, que queria que ele empossasse como delegado da Polícia Federal um indicado seu. Serraglio afirma que não cedeu à pressão do tucano.

Em outro trecho da conversa gravada com Joesley Batista, Aécio reclama justamente da escolha dos delegados feita pelo ministro.

“Pressões semelhantes advieram do senador Renan Calheiros , multi-investigado pela Polícia Federal”, acusou também o ex-ministro.

Calheiros nega a acusação. “Pelo contrário... virei oposição ao governo Temer justamente quando ele assumiu o ministério indicado, e teleguiado, por Eduardo Cunha", defendeu-se Renan ao jornal O Estado de São Paulo .

Você viu?

Aécio assume

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) reconheceu que "cometeu erros" e disse que "foi ingênuo". Apesar disso, o segundo presidenciável mais votado nas eleições de 2014 garantiu que "não cometeu nenhuma ilegalidade" e que não praticou "um ato sequer em favor da JBS".

Leia também: MP-SP abre inquérito contra Geraldo Alckmin por improbidade administrativa

Em artigo publicado na segunda-feira (16) no jornal  Folha de S.Paulo  , Aécio disse que foi pego em uma "armadilha montada por criminosos".

O senador foi acusado de ter atuado para tentar obstruir a Justiça ao ter desempenhado "intensa atuação nos bastidores do Congresso Nacional" para impedir o avanço das investigações e a punição de políticos.

A PGR cita na denúncia a gravação da conversa entre o tucano e Joesley , na qual Aécio menciona estratégia para direcionar as distribuições de inquéritos da Lava Jato para delegados pré-selecionados.

Aécio diz que essa acusação "é desprovida de fundamento". "Acusam-me por votos que dei no Senado e por opiniões que externei em conversa particular, sem que tivessem nenhum desdobramento fático", disse o tucano .

Leia também: Joesley diz que pagou 'mesada' de R$ 50 mil ao longo de dois anos a Aécio Neves

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!