Ex-presidente Lula passou a primeira noite preso e teve seu primeiro café da manhã hoje cedo; militantes prometem vigília
Polícia Federal/Divulgação
Ex-presidente Lula passou a primeira noite preso e teve seu primeiro café da manhã hoje cedo; militantes prometem vigília

Depois de um  longo sábado – marcado por uma missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia no sindicato dos metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, um  discurso fervoroso do ex-presidente Lula aos militantes no mesmo local, manifestações de resistência e, por fim, a prisão dramática do petista pela Polícia Federal (PF),  seguida por manifestações que se estenderam pela madrugada –, Lula passou sua primeira noite preso.

O ex-presidente Lula está em uma sala na Superintendência da Polícia Federal, preparada especialmente para ele, em Curitiba. É lá que Lula deve cumprir o início da sua pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele é o primeiro ex-presidente de toda a história do Brasil preso por crime comum.

No despacho da última quinta-feira (5), o juiz federal Sérgio Moro ressaltou que “em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior , na própria Superintência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-Presidente [ Lula ] ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.

Lula foi preso pela Polícia Federal neste sábado, após se entregar no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Marcelo Casal Jr / ABr
Lula foi preso pela Polícia Federal neste sábado, após se entregar no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

No primeiro café da manhã de Lula sob custódia da Polícia Federal foi servido na manhã deste domingo (8). Ele comeu um pão com manteiga e tomou um copo de café com leite. A sala preparada para ele é um dormitório isolado da Custódia no segundo andar do prédio, onde os demais presos da Lava Jato estão. 

Leia também: Lula faz discurso inflamado em frente a Sindicato antes de ser preso

Você viu?

O alojamento, que era usado para federais em passagem por Curitiba , tem cerca de três metros por cinco metros, banheiro próprio, com pia, privada e chuveiro quente. Além de janelas pequenas de vidro, com grades de segurança doméstica.

Vigília dos militantes

Gleisi Hoffmann prometeu que a miitância não sairá da vigília no prédio da PF até que Lula seja solto pela Justiça
Reprodução de vídeo
Gleisi Hoffmann prometeu que a miitância não sairá da vigília no prédio da PF até que Lula seja solto pela Justiça

Do lado de fora do prédio da PF, a manhã é de calmaria – o que contrasta com a noite tumultuada em Curitiba. Militantes que se concentraram em frente à sede do prédio prometeram, porém, que ficarão em uma “ vigília permanente” no local, até a liberação do ex-presidente. Houve quem tenha passado a noite por lá, em um acampamento próximo ao local.

Confirmando a intenção dos apoiadores do líder petista, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional da legenda, disse que a vigília permanecerá até o ex-presidente Lula ser liberado para casa.  "O presidente saiu de São Bernardo como ele sempre está, de forma tranquila, segura e vai enfrentar tudo de cabeça erguida" disse. " Lula é um preso político e Curitiba se tornará o centro das nossas ações políticas”, confirmou.

Leia também: Confira todos os detalhes da prisão de Lula no minuto a minuto do iG

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!