PF faz buscas na casa do ex-governador Jaques Wagner em investigação sobre superfaturamento na Arena Fonte Nova
Edilson Rodrigues/Agência Senado - 29.8.16
PF faz buscas na casa do ex-governador Jaques Wagner em investigação sobre superfaturamento na Arena Fonte Nova

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta segunda-feira (26), mandados de busca no apartamento do ex-governador da Bahia e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Jaques Wagner (PT), em Salvador. 

Leia também: Jungmann assumirá Ministério da Segurança Pública e general vai para a Defesa

A ação faz parte da Operação Cartão Vermelho, deflagrada hoje cedo, que apura possíveis irregularidades em contratos envolvendo serviços de demolição, reconstrução e gestão do estádio Arena Fonte Nova. Jaques Wagner é suspeito de integrar o esquema criminoso.

Para a PF, houve fraude em licitação, superfaturamento, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro nas obras do estádio. No total, são cumpridos hoje sete mandados de busca e apreensão, cumpridos em órgãos públicos, empresas e endereços residenciais dos envolvidos no esquema criminoso.

Tendo como base um laudo pericial, a PF informou que o caso pode ter resultado em um superfaturamento que, em valores corrigidos, supera R$ 450 milhões. Segundo a polícia, grande parte desses recursos teve como destino o pagamento de propina e financiamento de campanhas eleitorais. 

Leia também: Delação é o único jeito de Palocci reduzir pena, diz ex-ministro Jaques Wagner

Além disso, conforme apurado, a licitação que culminou com a Parceira Público-Privada (PPP) tinha a intenção de beneficiar o consórcio Fonte Nova Participações (FNP) – formado pelas empresas Odebrecht e OAS.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com o objetivo de localizar e apreender “provas complementares dos desvios nas contratações públicas, do pagamento de propinas e da lavagem de dinheiro”.

Duas malas com provas

Duas equipes da PF ficaram cerca de uma hora no apartamento do ex-governador baiano, na manhã de hoje, que fica no 13º andar da Mansão Victory Tower, Corredor da Vitória, em Salvador. Eles saíram do imóvel perto das 8h30, com dois malotes com provas recolhidas no local. A defesa do petista também foi até o local, mas não se pronunciou. 

Não ficou claro se Jaques Wagner estava ou não no apartamento no momento em que o mandado foi cumprido pelos agentes da Polícia Federal. 

Leia também: Michel Temer faz reunião para discutir Ministério da Segurança

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!