Membros do PTB deverão pressionar para que outro nome seja indiciado para o ministério no lugar de Cristiane Brasil
João Ricardo/PTB - 29.11.17
Membros do PTB deverão pressionar para que outro nome seja indiciado para o ministério no lugar de Cristiane Brasil

A situação da deputada Cristiane Brasil deverá ser o principal tema da reunião da bancada do PTB na próxima terça-feira. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo , na discussão que será feita após o fim do recesso parlamentar, membros do partido deverão pressionar para que outro nome seja indicado para o Ministério do Trabalho .

Nomeada pelo presidente Michel Temer, Cristiane Brasil é alvo de um inquérito do Ministério Público Federal , que apura suspeitas de tráfico de drogas e associação para o tráfico. O crime teria acontecido durante a campanha eleitoral de 2010. As investigações também envolvem o deputado estadual Marcus Vinicius (PTB-RJ), ex-cunhado da parlamentar, e outros três assessores dela na época.

Leia também: Rio tem ao menos sete mortos e oito feridos em tiroteios em menos de 24 horas

Todos são acusados de ter dado dinheiro a traficantes de Cavalcanti, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro e uma das bases eleitorais da deputada. Por contar com foro privilegiado, a parlamentar será investigada pela Procuradoria-Geral da República, em Brasília. O inquérito teria aumentado a insatisfação dentro do partido sobre a indicação da deputada para a pasta, que teve sua posse suspensa por conta de decisões judiciais.

Anunciada como ministra em 3 de janeiro, Cristiane foi impedida de tomar posse por uma liminar, ou seja, uma decisão provisória da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ) em 8 de janeiro. Em sua decisão, o juiz Leonardo da Costa Couceiro acolheu argumentos de três advogados que questionaram em ação popular se a deputada estaria moralmente apta a assumir o cargo.

O magistrado suspendeu a posse após a imprensa revelar que ela foi condenada na Justiça do Trabalho a pagar mais de R$ 60 mil a um ex-motorista por conta de irregularidades trabalhistas. Contra a liminar, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a defesa da parlamentar apresentaram agravos de instrumento. No entanto, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região negou, provisoriamente, os pedidos da União e de Cristiane.

A posse da deputada foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça e chegou ao Supremo Tribunal Federal. Com a decisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, Cristiane voltou a ficar impedida de assumir como ministra do Trabalho.

Leia também: Disparos deixam ao menos seis imigrantes feridos na Itália; atirador foi preso

Em sua conta no Twitter, Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB e pai de Cristiane Brasil, questionou a investigação do MPF por suspeita de associação ao tráfico de drogas. "Por que destruir a vida política promissora de uma pessoa dedicada em tudo que faz e que está preparada para exercer o cargo de ministra?".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!