Ministro das Cidades pede demissão a Temer e aponta “falta de apoio” do PSDB

Demissão de ministro tucano acontece em meio à racha dentro de seu partido em relação à permanência na base aliada do governo peemedebista; carta foi entregue ao presidente na tarde desta segunda-feira (13)

Bruno Araújo ocupava o cargo de ministro das Cidades desde maio de 2016
Foto: José Cruz/Agência Brasil - 27.06.2016
Bruno Araújo ocupava o cargo de ministro das Cidades desde maio de 2016

O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), enviou uma carta pedindo demissão do governo federal ao Presidente da República, Michel Temer, na tarde desta segunda-feira (13). O pedido do tucano acontece em meio às brigas políticas do PSDB, que se divide entre defensores da permanência na base aliada a Temer e aqueles que querem se desvincular do governo peemedebista. As informações são da Globo News.

Leia também: Temer nega haver "desintegração" em sua equipe ministerial e anuncia ações no RJ

No documento enviado ao presidente na tarde de hoje, o ministro das Cidades aponta que seu partido, PSDB, não está 'dando todo o apoio necessário para que ele continue seu trabalho no ministério', mais um indício da racha política tucana. 

“Agradeço a confiança do meu partido, no qual exerci toda a minha vida política, e já não há mais nele apoio no tamanho que permita seguir nessa tarefa. E de modo muito especial aos pernambucanos, na certeza que procurei, na nossa mais fiel tradição, desempenhar com zelo a minha missão, ajudando o País e meu querido Estado”.

Temer já havia demonstrado interesse em demitir Bruno Araújo , em uma possível reforma ministerial, que pode acontecer em meio às tentativas do presidente para a votação da reforma da Previdência e às pressões do 'Centrão' em retirar o PSDB do alto escalão. A ministra de Direitos Humanos, Luislinda Vallois (PSDB-BA), também pode deixar o governo.

Foto: Reprodução
Carta foi enviada ao presidente Michel Temer pelo ministro das Cidades na tarde de hoje

Assim, pode ser entendido que já foi dado início à debandada dos tucanos da base aliada do governo federal. 

Na carta, o tucano  ainda agradece "a confiança do presidente", destacando algumas de suas "conquistas" no cargo, tais como a "recuperação do programa Minha Casa Minha Vida, além do Cartão Reforma e a Nova Regularização Fundiária. 

Leia também: Aécio Neves tira Jereissati da presidência do PSDB após novo desentendimento

“No Ministério avançamos na governança, recuperamos o MCMV e a credibilidade nos compromissos financeiros. Implantamos duas ações que vão deixar marcas relevantes no desenvolvimento social do País: o Cartão Reforma e a Nova Legislação de Regularização Fundiária”.

O ministro das Cidades ainda termina a carta destacando que tem "a convicção, Sr. Presidente , que a serenidade da história vai reconhecer no seu Governo resultados profundamente positivos para a sociedade brasileira”.