Luciano Huck encomenda pesquisa eleitoral para presidência em 2018

Huck quer saber quantos votos teria caso se candidate em 2018; famoso já negou se candidatar, mas vários partidos se encontraram como apresentador

O apresentador Luciano Huck tem sido cotado para se candidatar à presidência
Foto: Globo Divulgação
O apresentador Luciano Huck tem sido cotado para se candidatar à presidência

O apresentador Luciano Huck já encomendou pesquisas de intenção de voto para presidência da República, apesar de ele não admitir a intenção de concorrer ao Palácio do Planalto em 2018. Quem revela a informação são empresários e políticos próximos, segundo o jornal O Globo.

Leia também: Saiba tudo sobre pré-candidatos das eleições de 2018

Políticos próximos do global dizem que ele ainda não divulga intenções eleitorais pois está  avaliando o cenário político atual, além de querer evitar o desgaste de um lançamento antecipado. Pessoas próximas dizem também que ele pretende manter seu programa de TV por enquanto. Ainda de acordo com o jornal, Huck cogita se filiar ao PPS, ao DEM ou à Rede.

Com o DEM ele já teria se encontrado três vezes no últimos meses. “Ele vem demonstrando disposição concreta de ser candidato” afirmou uma liderança do partido. Com Marina Silva , principal nome da Rede Sustentabilidad e, ele teria se encontrado há dois meses. E com o PPS , pelo menos duas vezes. O partido tem aberto espaço para candidaturas do Agora e do RenovaBR, movimentos de renovação política que Huck apoia.

Além dos partidos, Huck também se reuniu no fim de outubro com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa . Aliás, recentemente foi revelado que tanto Huck, como Joaquim Barbosa, tiveram sites com seus nomes já registrados .

Anteiormente, o apresentador já negou, repetidas vezes, que queira se candidatar a nenhum cargo eletivo, apesar de querer um lugar de influência e poder na iniciativa privada.

No entanto, como o Blog Esplanada revelou, pessoas ligadas ao PSDB gostariam de vê-lo à frente de uma campanha , depois dos escândalos que tornaram a candidatura de Aécio Neves praticamente impossível.

Inclusive, Aécio Neves e Luciano Huck eram amigos e o apresentador fez campanha pelo mineiro em 2014. Mas após a imagem do tucano ficar prejudicada , diversas personalidades se manifestaram sobre a decepção que tiveram, incluindo o Huck - o que resultou em algumas críticas ao global .

Pesquisa eleitoral

O nome de Luciano Huck seria um opção de centro para uma disputa que já está polarizada entre direita e esquerda. Pesquisa do Ibope divulgada no dia 29 de outubro sobre o cenário eleitoral para 2018 indicou que, se a eleição presidencial fosse hoje, seria necessário votação em segundo turno, com uma disputa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o atual deputado federal Jair Bolsonaro (PSC- RJ) .

Lula teria 38% das intenções dos votos no primeiro turno, contra 13% do parlamentar. Na mesma pesquisa Luciano Huck teve 5% das intenções de voto.

No entanto, a pesquisa é prévia e não foi divulgada por completo e nem está cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE ).