Huck e Joaquim Barbosa candidatos? Sites para campanhas já foram registrados

Domínios lucianohuck2018.com.br e joaquimbarbosa2018.com.br já estão reservados embora global e ex-ministro não se credenciem como candidatos

Joaquim Barbosa e Luciano Huck: candidatos à Presidência da República em 2018?
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil | Divulgação/TV Globo
Joaquim Barbosa e Luciano Huck: candidatos à Presidência da República em 2018?

O apresentador da TV Globo Luciano Huck e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa não se credenciam hoje como possíveis candidatos à Presidência da República em 2018. Mas, caso venham a se convencer de que seria uma boa ideia participar das eleições majoritárias do ano que vem, os domínios para os sites de suas campanhas na internet já estão reservados.

Leia também: Pastor afirma que Cabral o induziu a assinar doação de home theater para cadeia

Segundo os dados do Registro.br (o órgão que coordena o registro de nomes de domínios de internet no Brasil), os endereços "lucianohuck2018.com.br" e "joaquimbarbosa2018.com.br" já foram registrados. A informação foi publicada neste domingo pela revista Veja e confirmada pelo iG. 

Não há até o momento informações sobre os responsáveis por reservar os domínios. É possível que o registro tenha sido efetuado por pessoas interessadas em vender os endereços caso as candidaturas se efetivem. Ou pode ser também obra de legendas confiantes em convencer Luciano Huck e/ou Joaquim Barbosa.

O apresentador global, empresário e marido da Angélica vem sendo cortejado a se filiar e posteriormente ser lançado candidato a presidente pelo Democratas. Já o ex-ministro do Supremo que se destacou durante o julgamento do chamado mensalão recebeu sondagens da Rede Sustentabilidade, o partido da ex-ministra Marina Silva.

No caso do "joaquimbarbosa2018.com.br", o endereço consta no banco do Registro.br como "em processo de liberação". Isso significa que o domínio já existia há mais tempo, mas chegou a ser removido por não renovação, solicitação de cancelamento pelo titular ou pela constatação de irregularidades nos dados cadastrais do proprietário.

Já o endereço reservado a Luciano Huck está 100% pronto para entrar em ação.

Leia também: Deputado pede para Câmara bancar viagem para ver torneio de kart em Portugal

Temer não tem domínio registrado; Lula e Bolsonaro, sim

Enquanto os dois ' outsiders ' (expoentes de fora do mundo político que podem vir a se candidatar) já estão com sites de campanhas reservados, o atual presidente da República, Michel Temer (PMDB), ainda não ganhou um endereço "micheltemer2018.com.br", que está disponível para qualquer um registrar. Os pré-candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSC) já têm seus domínios "2018.com.br" registrados.

A última pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Ibope, no mês passado, apontava que Luciano Huck teria o apoio de até 5% do eleitorado – mesmo patamar que os tucanos Geraldo Alckmin e João Doria, por exemplo. O nome de Joaquim Barbosa não entrou na pesquisa.

Leia também: TSE investiga se Lula e Bolsonaro fizeram campanha eleitoral antecipada