Gilmar x Barroso: ministros foram interrompidos pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, mas voltaram a discutir
Lula Marques/Agência PT
Gilmar x Barroso: ministros foram interrompidos pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, mas voltaram a discutir

Os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), discutiram e trocaram ofensas na sessão da Corte na tarde desta quinta-feira (26). A discussão ocorreu durante o julgamento sobre a validade da uma decisão que envolve a extinção de tribunais de contas de municípios. O estopim para o início da briga foi após Gilmar criticar a situação financeira do Rio de Janeiro, estado de origem de Barroso.

Barroso questionou se no Mato Grosso, estado de Gilmar Mendes, “está todo mundo preso”, em referência aos políticos presos no Rio de Janeiro e complementou dizendo: "Nós prendemos, tem gente que solta". Em resposta, Gilmar disse que o colega, ao chegar ao STF , "soltou José Dirceu", ex-ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva e condenado no caso do Mensalão .

Barroso retrucou: “É mentira. Aliás, Vossa Excelência normalmente não trabalha com a verdade. Gostaria de dizer que José Dirceu foi solto por indulto da presidente da República. Vossa Excelência está fazendo um comício que não tem nada que ver com o Tribunal de Contas do Ceará. Vossa Excelência está queixoso porque perdeu o caso dos precatórios e está ocupando tempo do plenário com um assunto que não é pertinente para destilar esse ódio constante que Vossa Excelência tem e agora o dirige contra o Rio. Vossa Excelência deveria ouvir a última música do Chico Buarque. 'A raiva é filha do medo e mãe da covardia'. Vossa Excelência fica destilando ódio o tempo inteiro. Não julga, não fala coisas racionais, articuladas. Sempre fala coisas contra alguém, sempre com ódio de alguém, com raiva de alguém”.

Leia também: “Vamos acabar nos Trapalhões”, alfineta Gilmar Mendes sobre decisões do Supremo

Em seguida, os ministros foram interrompidos pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia , mas mesmo assim voltaram a discutir.

Veja a discussão:


Na segunda parte do bate-boca, ao explicar as razões pelas quais concedeu indulto ao ex-ministro José Dirceu, Barroso acusou Gilmar de ser parcial em suas decisões. "Não transfira para mim essa parceria que Vossa Excelência tem com a leniência em relação a criminalidade do colarinho branco", afirmou. 

Ao rebater as declarações de Barroso, Gilmar disse que não é “advogado de bandidos internacionais”, em referência ao trabalho de Barroso como defensor do ex-ativista italiano Cesare Battisti, antes de ser nomeado ao Supremo.

Na tréplica, Barroso disse a Gilmar: “Vossa Excelência vai mudando a jurisprudência de acordo com o réu. Isso não é Estado de Direito, isso é Estado de compadrio. Juiz não pode ter correligionário”, concluiu.

Leia também: Gilmar Mendes pede vista da ação de doação de sangue de homossexuais

Para encerrar a discussão, a presidente do STF, lembrou aos colegas que eles estavam "no plenário de um Supremo Tribunal" e que ela gostaria de voltar ao caso em julgamento. Após o bate-boca, o julgamento foi retomado e concluído. Os ministros mantiveram a decisão da Assembleia Legislativa do Ceará, que extinguiu os tribunais de contas dos municípios do estado.

* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!