Maia falou sobre a denúncia contra Michel Temer após se reunir, pela segunda vez nesta semana, com Cármen Lúcia
Lula Marques/Agência PT - 14.9.2016
Maia falou sobre a denúncia contra Michel Temer após se reunir, pela segunda vez nesta semana, com Cármen Lúcia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira (28) que "com certeza" a segunda denúncia contra Michel Temer, apresentada pela Procuradoria-Geral da República, será votada em plenário até o dia 23 de outubro. 

Leia também: Denúncia contra Temer e ministros não será fatiada, diz presidente da CCJ

A declaração foi dada pelo presidente da Câmara após ele se reunir, pela segunda vez nesta semana, com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia. Segundo Maia, no entanto, a denúncia contra Michel Temer – que atinge também os ministros Eliseu Padinha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) –  não foi tema do encontro.

Nesta quarta-feira (27), o presidente da Comissão de Constituição e de Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), afirmou que a denúncia, que chegou à CCJ no final da tarde desta quarta, tramitará de forma única e terá também um só relator para a análise da peça – que será Bonifácio de Andrada (PSDB-MG).

Leia também: Deputado do PSDB é escolhido para relatar denúncia contra Temer na CCJ da Câmara

Denúncia

A segunda denúncia contra o presidente foi apresentada ao STF pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no dia 14 deste mês. Temer é acusado de praticar os crimes de tentativa de obstrução à Justiça e de organização criminosa junto a integrantes do chamado "quadrilhão do  PMDB na Câmara ".

O ról de acusados por organização criminosa inclui, além do presidente, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral); os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves; o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o ex-assessor especial de Temer Rodrigo Rocha Loures.

Já em relação ao crime de tentativa de obstrução à Justiça, Temer é acusado junto ao empresário Joesley Batista e ao ex-executivo do Grupo J&F Ricardo Saud. A denúncia se baseia na suposta tentativa do presidente em tentar evitar a assinatura de acordos de colaboração premiada do lobista Lúcio Funaro e de Eduardo Cunha com a PGR.

A defesa de Temer contestou as acusações e apresentou ao STF pedido para que a denúncia fosse devolvida à PGR . Mas, o plenário da Corte decidiu encaminhar a denúncia para a Câmara, a qual cabe autorizar ou não o prosseguimento da investigação na Justiça.

Em resposta à denúncia contra Michel Temer, o presidente publicou um vídeo, na última sexta-feira (22), em que afirma que foram apresentadas “provas forjadas” e “denúncias ineptas” . “A verdade prevaleceu ante o primeiro ataque a meu governo e a mim. A verdade, mais uma vez, triunfará”, disse.

Leia também: Maia defende regulamentação para afastamento de políticos e cita "vácuo legal"

* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!