Lula chega a prédio da Justiça Federal para prestar depoimento a Moro; acompanhe

Multidão de manifestantes contrários e a favor do petista está presente em frente ao local. Assim como da última vez, forte esquema de segurança foi montado para encontro entre ex-presidente e o juiz federal, Sérgio Moro

Em maio, Lula caminhou com manifestantes na chegada à sede da Justiça Federal em Curitiba, onde prestou depoimento
Foto: Ricardo Stuckert - 10.5.17
Em maio, Lula caminhou com manifestantes na chegada à sede da Justiça Federal em Curitiba, onde prestou depoimento

Com um depoimento agendado para as 14h desta quarta-feira (13), o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao prédio da Justiça Federal, em Curitiba , com 10 minutos de antecedência. Em frente ao local, é possível ver uma multidão de manifestantes, contrários e a favor do petista. Lula chegou à capital paranaense por volta da meia-noite desta terça-feira (12), após dispensar o uso de um avião particular, chegando de carro. 

Nesta quarta, o petista depõe ao juiz federal Sérgio Moro, no segundo processo em que é réu na Justiça Federal do Paraná. O interrogatório se dá no âmbito de ação penal que apura se a compra de um terreno supostamente destinado à instalação da sede do Instituto Lula  em São Paulo e de um apartamento em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foram contrapartidas oferecidas pela Odebrecht em troca de vantagens em negócios com o governo federal.

Esse é o segundo encontro cara a cara entre o ex-presidente e o juiz em Curitiba. O primeiro interrogatório ocorreu há quatro meses, no dia 10 de maio, quando o petista passou quase cinco horas respondendo sobre a compra e reforma pela OAS de um tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo.

Leia também: Lula reencontra Moro após condenação na Lava Jato e acusações de Palocci

Na ocasião, o ex-presidente acabou condenado a 9 anos e 6 meses de prisão – sentença que foi contestada pela defesa no início desta semana no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Esquema de segurança

Assim como da primeira vez em que o juiz e o ex-presidente se encontraram na capital paranaense, um forte esquema de segurança foi organizado para evitar confrontos entre apoiadores e manifestantes contrários ao líder petista.

A expectativa é de que 50 ônibus cheguem a Curitiba com cerca de 5 mil manifestantes. No depoimento prestado por Lula em maio, esperava-se mais de 60 mil pessoas na manifestação e foram destacados cerca de 1,7 mil policiais militares, além dos agentes dos outros órgãos de segurança.

Lula é acusado nessa ação penal de ter cometido crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro nos episódios envolvendo a compra do terreno na Vila Clementino, na zona sul da capital paulista, e de um apartamento em frente ao imóvel onde ele próprio mora, em São Bernardo do Campo. A força-tarefa de procuradores da Lava Jato acredita que foram pagos R$ 12,4 milhões em vantagens indevidas ao petista.

Leia também: Lula é condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por caso tríplex na Lava Jato

* Com informações da Agência Brasil.