Deputado não conquista confiança dos demais parlamentares devido a sua inexperiência e vira piada entre internautas; porém, será o responsável pela presidência da Câmara em semana decisiva para votação da reforma política

Deputado André Fufuca (PP-MA) é quem está presidindo a Câmara dos Deputados durante a viagem de Temer
Reprodução/Twitter
Deputado André Fufuca (PP-MA) é quem está presidindo a Câmara dos Deputados durante a viagem de Temer

Nesta, que é uma semana decisiva para o futuro brasileiro – com a votação da reforma política, que pode alterar as regras das próximas eleições  – uma 'dança das cadeiras' agitou o governo. Afinal, a Câmara dos Deputados será presidida, até o próximo dia 6, pelo deputado André Fufuca (PP-MA).

O comando será trocado por causa da viagem de Michel Temer à China. Com a saída do presidente do País, Rodrigo Maia deixa a Câmara dos Deputados para assumir o governo federal. Seu substituto na Casa, o primeiro vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG) está na comitiva de Temer na China. Logo, a cadeira foi ocupada por André Fufuca .

Desconhecido por grande parte dos brasileiros, Fufuca assume pela primeira vez o posto. Aos 28 anos, ele também está em seu primeiro mandato como deputado.

A inexperiência do parlamentar preocupa os demais deputados. Alguns líderes da Câmara avaliam que seria imprudente colocar sob os comandos do jovem deputado a votação da PEC do "distritão" para as eleições de 2018 e 2020 e do fundo eleitoral abastecido com dinheiro público para bancar as campanhas eleitorais. Em contraponto, o vice-líder do governo na Câmara Darcísio Perondi (PMDB-RS) disse à Rede Globo , nesta segunda, que o Planalto confia na condução de Fufuca.

Leia também: Temer faz reunião ministerial no Palácio do Planalto antes de viajar à China

"Ele é seguro, sereno, com apoio de todos os líderes das bancadas, da liderança do governo", enfatizou Perondi.

Na mesma reportagem, o deputado se mostrou ciente das responsabilidades, mas confiante. "Sei que é muita coisa, sei que são vários assuntos amplos e abrangentes. Porém, nós iremos procurar colocá-los para votação", disse Fufuca.

'Bochechas rosadas'

Nas redes sociais, o deputado também não conquistou muito a credibilidade dos internautas. Isso porque, a partir do momento em que seu nome foi revelado, o jovem parlamentar se tornou alvo de uma série de piadas.

"Deputado fufuca. Nunca antes na história deste país um nome foi tão apropriado para comandar o governo", escreveu um internauta. "Estou entre Nhonho e Zacarias", comparou outro.

Leia também: Em busca de interessados em concessões, Temer vai à reunião do Brics na China

Veja alguns dos tweets sobre André Fufuca:





    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.