Primeiro depoimento de Lula ao juiz federal Sérgio Moro, em maio deste ano, durou quase cinco horas
Reprodução
Primeiro depoimento de Lula ao juiz federal Sérgio Moro, em maio deste ano, durou quase cinco horas

O juiz federal Sérgio Moro decidiu nesta sexta-feira (28) aceitar as alegações da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  para que a audiência marcada para o dia 13 de setembro seja realizada com o petista presente na sede da Justiça Federal em Curitiba.

Inicialmente, o juiz da 13ª Vara Federal na capital paranaense pretendia tomar o depoimento de Lula via videoconferência . Sérgio Moro alegava que as medidas de segurança adotadas no primeiro depoimento do ex-presidente, prestado em maio deste ano, representam "gastos desnecessários". Os advogados do petista, no entanto, reclamaram da proposta  e argumentaram que a lei assegura ao acusado o direito de ser interrogado presencialmente. 

"Diante da recusa, o interrogatório será presencial", confirmou Moro, sem se alongar, em despacho liberado no fim da tarde desta sexta-feira.

O novo encontro entre Lula e Moro se dará no âmbito da ação penal da Operação Lava Jato que apura suposto esquema de pagamento de propina da Odebrecht  por meio da compra de um terreno para a construção da sede do Instituto Lula e de um apartamento em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Leia também: Após impasses, Temer assina decreto que possibilita socorro financeiro a estados

Filmagem barrada

Assim como ocorrido às vésperas da primeira audiência do ex-presidente em Curitiba, os advogados responsáveis pela defesa de Lula pediram mais uma vez a permissão para filmar o depoimento por conta própria. 

"Inexiste qualquer dispositivo legal que permita restrição a tal direito, que, aliás, se amolda ao princípio constitucional da publicidade, tantas vezes e em outras circunstâncias homenageado por esse conspícuo Juízo", justificaram os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira na peça entregue à 13ª Vara Federal de Curitiba na quarta-feira (26).

O juiz Moro, no entanto, rechaçou o pedido e determinou que a gravação irá se proceder "da mesma forma que o anterior".

Por ocasião do depoimento de Lula sobre o tríplex no Guarujá (SP), o juiz de Curitiba também havia rechaçado esse pedido da defesa de Lula, que depois teve ainda recurso negado também pelo Trbunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4). Apesar da negativa, Moro surpreendeu no dia seguinte à audiência divulgando novos registros do interrogatório, num ângulo completamente diferente do habitualmente captado em diligências da Lava Jato.

A investigação

Lula é acusado pela força-tarefa de procuradores que atuam na Lava Jato de ter cometido crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

As investigações indicam que o petista teria aceitado receber da Odebrecht, entre 2010 e 2014, um terreno na zona sul de São Paulo no valor de R$ 12,4 milhões para instalação da sede do  Instituto Lula  . A empreiteira também teria negociado a compra de um apartamento em frente ao que o ex-presidente mora em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O imóvel é avaliado em R$ 504 mil.

Segundo o Ministério Público Federal, os imóveis foram oferecidos pela construtora a Lula como uma espécie de agradecimento pela manutenção de Renato Duque e de Paulo Roberto Costa em diretorias de interesse da empreiteira na Petrobras.

O ex-presidente já foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no episódio envolvendo a construtora OAS e a compra e reforma do tríplex 164-A do Condomínio Solaris, no litoral de São Paulo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!