PEC do teto de gastos públicos é a principal aposta do governo Michel Temer para promover o ajuste fiscal no governo
Beto Barata/PR - 23.6.17
PEC do teto de gastos públicos é a principal aposta do governo Michel Temer para promover o ajuste fiscal no governo

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu na noite dessa segunda-feira (10) duas novas ações que questionam a legalidade da PEC do teto de gastos públicos, proposta do governo Michel Temer aprovada em dezembro do ano passado pelo Congresso Nacional .

As novas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) protocoladas no Supremo são de autoria do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Agora, já chega a seis o total de processos questionando a PEC do teto de gastos , proposta que limita os investimentos públicos do governo federal pelos próximos 20 anos.

A ministra Rosa Weber será a relatora das duas novas ações. A magistrada já é a responsável pelos outros quatro processos, entregues pelo PSOL; pelo PDT; e pela Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais e do Distrito Federal (Fenasepe).

A primeira ação protocolada no STF, ainda em dezembro de 2016, tem como autores a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Os questionamentos acerca da PEC 95/2016 são ancorados em duas teses. A primeira delas é que a tramitação do projeto não teria respeitado os ritos previstos na Constituição Federal (o que caracterizaria inconstitucionalidade formal).

O outro argumento apresentado pelos partidos e entidades de classe é o de que a proposta fere cláusulas pétreas da Carta Magna ao supostamente violar princípios constitucionais como direitos e garantias fundamentais à saúde e à educação e outros como o da democracia e a separação dos Poderes.

Em sua ação, o PT pede a suspensão antecipada da norma e a declaração de sua inconstitucionalidade, “a fim de evitar lesão de difícil reparação à sociedade brasileira”.

Leia também: Senado vota reforma trabalhista; acompanhe

A PEC

Principal aposta do governo Temer para promover o ajuste fiscal no País, a proposta que limita os gastos públicos estabelece que o crescimento das despesas dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo de um ano para o outro ficará restrito ao mesmo percentual medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - a inflação oficial do País - nos 12 meses imediatamente anteriores. Também estarão sujeitos à nova legislação o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público da União e a Defensoria Pública da União.

O órgão que desrespeitar seu teto de gastos ficará impedido de, no ano seguinte, dar aumento salarial, contratar pessoal, criar novas despesas ou conceder incentivos fiscais, no caso do Executivo.

Leia também: Operação da PF combate esquema que desviou R$ 14 milhões da Previdência em SP

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!