Defesa diz que denúncia contra Michel Temer é uma "peça de ficção"

Advogado garante que o presidente não cometeu "nenhum deslize de natureza moral, ética ou penal" e criticou gravação de conversa com Joesley

Advogado de Michel Temer, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira (à dir.) entregou defesa nesta quarta-feira (5)
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil - 5.7.2017
Advogado de Michel Temer, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira (à dir.) entregou defesa nesta quarta-feira (5)

A defesa de Michel Temer (PMDB) apresentou nesta quarta-feira (5) a defesa do presidente à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados. O advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira garante que o peemedebista não cometeu "nenhum deslize de natureza moral, ética ou penal".

Leia também: Indicada para a PGR, Raquel Dodge será sabatinada no Senado no dia 12

De acordo com Mariz, que defende Michel Temer , a denúncia de corrupção passiva apresentada ao STF (Supremo Tribunal Federal) pela PGR (Procuradoria-Geral da República) é uma "fantasiosa acusação" que se baseou em uma gravação "maculada por cortes, adulterações e manipulações que lhe retiram a autenticidade", em referência ao áudio da conversa de Temer com o dono do grupo JBS, Joesley Batista.

O advogado disse ainda que apesar de a gravação ser uma "prova nula" e "clandestina", o conteúdo não traz nenhum indício que possa comprometer o presidente.

"Toda a defesa do presidente Michel se centra na negativa da prática do delito de corrupção. A acusação, em face da carência de elementos probatórios, recorreu aos recursos intelectuais da suposição, da hipótese e das ilações que permitem afirmações de qualquer natureza no afã de emprestar falsa aparência de uma realidade que, na verdade, é uma mera ficção", argumentou.

Leia também: Deputado Sergio Zveiter será relator de denúncia contra Temer na Câmara

Mariz desafiou os autores da denúncia a provarem as acusações alegadas contra Temer. “O presidente da República não cometeu corrução passiva, e eu lanço um respeitoso desafio aos acusadores para que demonstrem através de um único indício que seja, mais frágil que seja, de que o presidente da República teria solicitado algo, recebido algo, ou favorecido alguém. Eu lanço para mostrar que a defesa está absolutamente consciente de que a acusação não se funda em prova e sequer se funda em indício”, disse.

“Hipóteses”

A defesa também alegou que não houve nada anormal no encontro de Temer com Joesley em março, no Palácio do Jaburu. Ele afirmou que a acusação é fundada apenas em hipóteses e não passa de uma ficção. “A peça acusatória, com todo o respeito ao Procurador-Geral [Rodrigo Janot], a quem admiro e sou amigo, é uma peça de ficção. É baseada em hipóteses e suposições, criações mentais, fruto da inteligência do Procurador-Geral, mas que fugiu da realidade, porque a realidade, mesmo que ele quisesse buscar, não encontraria nenhum elemento incriminatório contra o presidente”, declarou.

O advogado mostrou um vídeo com os principais argumentos da defesa. Para ele, os parlamentares serão tratados como "magistrados", motivo pelo qual a defesa será "técnica". "Por todo o exposto, aguarda-se com serenidade que essa Egrégia Câmara dos Deputados não conceda autorização para que o Colendo Supremo Tribunal Federal processe o Presidente da República, pois prevalecerá o discernimento, o senso de justiça e o patriotismo de Vossas Excelências", escreveu.

Leia também: CCJ do Senado aprova PEC que altera sistema de indicação de ministros ao STF

Sobre a possibilidade de convocação do procurador-geral da República para expor os argumentos da acusação contra Michel Temer perante os membros da CCJ , Mariz concordou com a solicitação, mas ressaltou que esta é uma prerrogativa do presidente da comissão. “Seria absolutamente conveniente para que eu tivesse a oportunidade de demonstrar a ausência de provas, para eu interrogá-los, porque eles foram ouvidos sem a presença da defesa”, disse.


* Com informações da Agência Brasil