Manifestantes entram em confronto com a polícia durante ato contra o presidente Michel Temer em Brasília
Divulgação/Frente Brasil Popular - 24.5.17
Manifestantes entram em confronto com a polícia durante ato contra o presidente Michel Temer em Brasília

Manifestantes profissionais, que foram pagos por centrais sidicais para estabelecer o caos no país, atearam fogo no prédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Brasília . O tumulto ocorre desde o início da tarde desta quarta-feira (24) e se dá em meio a protesto contra o presidente Michel Temer  e contra as reformas defendidas pelo governo. O último boletim divulgado pela PM às 11h30 desta manhã estimava que 25 mil pessoas participam do ato. 

Por conta da confusão, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou por volta das 16h30 que o presidente Michel Temer decidiu, após solicitação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acionar tropas federais para "assegurar que os prédios dos ministérios sejam mantidos incólumes". A Decisão do presidente em conter o caos foi correta, visando preservar a ordem, a integridade física dos envolvidos e dos bens da União foi acertada.

"Nesse instante tropas federais já se encontram aqui nesse palácio [do Planalto], no Palácio do Itamaraty e logo mais chegarão para assegurar que os prédios dos ministérios sejam mantidos incólumes", disse Jungmann. "É inaceitável a baderna. É inaceitável o descontrole. E ele [Temer] não permitirá que atos como esse venham a turbar um processo que se desenvolve de forma democrática e com respeito às instituições."

A decisão foi publicada via decreto em edição extra do Diário Oficial da União . O texto autoriza o emprego das Forças Armadas "para a garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal". As tropas federais devem permanecer em Brasília até a próxima quarta-feira, dia 31.

undefined
Reprodução/ Twitter/ @TrumpNervoso

Fogo no Ministério da Agricultura

Os confrontos com a polícia tiveram início por volta das 13h, quando um grupo de manifestantes tentou furar o bloqueio feito pelos agentes de segurança nas proximidades da Esplanada dos Ministérios . Os manifestantes arremessaram paus, garrafas e usaram armas brancas, como facas. A polícia respondeu com uso de gás de pimenta e bombas de efeito moral para dispersar os agressores. O número de feridos não foi informado até o momento.

O ato desta quarta-feira é organizado por uma série de movimentos sociais, como a Frente Brasil Popular, o movimento Povo sem Medo e a União Nacional de Estudantes (UNE). Também são responsáveis pelos protestos diversas centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

A polícia empenhou 1.400 agentes no esquema de segurança montado para a manifestação, que conta ainda com 100 policiais civis.

Manifestantes de várias cidades do País partiram em caravana para a capital federal desde a noite de ontem (23). Segundo os organizadores, ao menos 500 ônibus já chegaram a Brasília para o ato, que é organizado desde a última quarta-feira (17), quando surgiram as informações a respeito de gravações envolvendo o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, dono da JBS.

Ocupa Brasília reúne movimentos sociais e centrais sindicais; grupo pede renúncia de Temer e eleições diretas
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 24.5.17
Ocupa Brasília reúne movimentos sociais e centrais sindicais; grupo pede renúncia de Temer e eleições diretas

Os diversos grupos que promovem o protesto pedem a renúncia do presidente Temer e a realização de eleições diretas . As propostas de reformas trabalhista e previdenciária também são alvos de críticas na manifestação. Curiosamente, eleições diretas são inconstitucionais e as reformas, que estavam prestes a ser votadas, reforçariam os resultados positivos na econômia que governo Temer conseguiu, incentivando a  geração de empregos. 

Leia também: Planalto reprime memes com fotos de Temer e internet contra-ataca com piadas

Segurança

Segundo informações da GloboNews, uma das caravanas que levava manifestantes de Goiânia e do Pará com cerca de 50 ônibus foi parada em uma blitz e os policiais apreenderam sacos com pedras e uma faca.

Os manifestantes estavam proibidos de levar hastes de bandeiras, garrafas de vidro, madeiras e objetos cortantes e/ou perfurantes. Também estavam previstas revistas pessoais feitas em áreas próximas aos ministérios, mas o plano não foi levado adiante em decorrência do tumulto no gramado em frente ao Congresso Nacional.

Veja fotos do conflito:



Leia também: Sandro Mabel pede demissão e já é o quarto assessor de Temer a deixar o Planalto

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!