Proposta de Emenda à Constituição que determina o fim do foro privilegiado é de autoria do senador Álvaro Dias
Antônio Cruz/ Agência Brasil/Fotos Públicas
Proposta de Emenda à Constituição que determina o fim do foro privilegiado é de autoria do senador Álvaro Dias

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou, após uma votação relâmpago ocorrida nesta quarta-feira (26), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com o foro privilegiado. O texto é relatado pelo senador oposicionista Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Leia também: Comissão do Senado aprova texto que tipifica abuso de autoridade

A proposta, que ainda terá de ser apreciada pelo plenário da Casa, determina o fim da prerrogativa do foro privilegiado em razão da função para todas as autoridades brasileiras, inclusive para o presidente da República, nas infrações penais comuns.

A matéria em tramitação também permite a prisão de membros do Congresso Nacional condenados em segunda instância nas infrações comuns. Pela legislação atual, eles são julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e só podem ser presos após condenação definitiva da Corte.

O autor da proposta, senador Álvaro Dias (PV-PR), avalia que a PEC pode inaugurar uma nova justiça, que só vai valer se os privilégios forem eliminados e todos se tornarem iguais perante a lei. “Não existem mais justificativas para esse tipo de privilégio em pleno século 21” disse o parlamentar.

Leia também: Senado chama ministro para explicar cortes no Ciência Sem Fronteiras

“Essa é uma exigência da coletividade. E, em qualquer pesquisa que se faça hoje nas redes sociais, nós verificamos que 95% da população colocam como imposição da hora o fim do foto privilegiado”, afirmou o senador Álvaro Dias. Ele lembrou ainda que o Supremo Tribunal Federal está “abarrotado” e não tem condições de julgar todas as ações que envolvem políticos protegidos pelo foro por prerrogativa de função.

Randolfe Rodrigues apresentou emenda para manter a prerrogativa apenas para os chefes dos três Poderes da União.

Tramitação no Congresso

Como as Propostas de Emenda à Constituição não podem tramitar em regime de urgência no Congresso Nacional, os apoiadores do texto defendem que ele tenha um calendário especial para ser votado pelos parlamentares.

Leia também: Gilmar Mendes suspende depoimento de Aécio Neves à Polícia Federal

A matéria que prevê o fim do foro privilegiado ainda tem um longo caminho pela frente. Precisa passar por dois turnos de votação no plenário do Senado e, em seguida, será encaminhado para a Câmara dos Deputados. Não há um prazo determinado para que a votação do texto seja concluída nas duas Casas Legislativas.


* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!