Câmara:  partidos devem indicar membros que vão compor as comissões e, em comum acordo, podem fazer trocas
Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados - 2.2.2017
Câmara: partidos devem indicar membros que vão compor as comissões e, em comum acordo, podem fazer trocas

Cinquenta dias depois do início do ano legislativo, os líderes da Câmara dos Deputados entraram em acordo e definiram nesta quarta-feira (22) os partidos que comandarão os trabalhos das 25 comissões permanente da Casa. As comissões são responsáveis pela análise, discussão e votação de projetos antes de serem apreciados pelo plenário.

Leia também: "Retirada de servidores estaduais fortalece a reforma da Previdência", diz Maia

O PMDB, que detém a maior bancada da Câmara dos Deputados, comandará a Comissão de Constituição e Justiça; a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento e a Comissão de Viação e Transportes.

O PT, com a segunda maior bancada da Casa, presidirá a Comissão de Desenvolvimento Urbano, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O PSDB também comandará três comissões: Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Educação, além da de Defesa dos Direitos da Mulher. Outros 11 partidos ocuparão 16 comissões, conforme tabela abaixo, de acordo com a ordem de escolha definida pela proporcionalidade das bancadas na Casa.

Veja a lista de partidos que comandará cada uma das comissões permanente da Câmara dos Deputados
Agência Câmara
Veja a lista de partidos que comandará cada uma das comissões permanente da Câmara dos Deputados


Leia também: Senado começa a discutir fim do foro privilegiado a autoridades e políticos

“Finalmente, a alma da Câmara dos Deputados, que estava sem funcionamento, levando uma série de prejuízos, a estagnação na discussão dos projetos, e acima de tudo, a integração com a sociedade que visita as comissões, vem defender seus interesses nas diversas áreas que perfazem o Congresso Nacional. Então, hoje demos um passo para o funcionamento real da Casa”, avaliou a deputada Alice Portugal (BA), líder do PCdoB, partido que ficou com o comando da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público.

Composição

Ainda nesta quarta-feira, os partidos devem indicar os membros que vão compor cada comissão e, em comum acordo entre eles, podem até mudar as comissões. A eleição dos presidentes e a instalação das comissões estão marcadas para ocorrer na quinta-feira (23).

Leia também: Jean Wyllys diz que está sendo ameaçado de morte e pede proteção policial

A partir de agora, o próximo ponto de negociação dos líderes dos partidos deve ser a definição da composição do Conselho de Ética da Câmara, prevista para ocorrer até o final deste mês.

* Com informaçõe da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!