Vereadora de São Paulo diz ter sido agredida por colega na Câmara

Em sua defesa, Camilo Cristófaro (PSB) afirmou que a parlamentar Isa Penna (PSOL) está se aproveitando de discussão para buscar "dez minutos de fama"

Vereadora Isa Penna (PSOL) diz ter sido xingada de 'vagabunda' pelo colega Camilo Cristófaro (PSB)
Foto: Divulgação/Facebook/Isa Penna
Vereadora Isa Penna (PSOL) diz ter sido xingada de 'vagabunda' pelo colega Camilo Cristófaro (PSB)

A vereadora de São Paulo Isa Penna (PSOL) diz ter sido agredida verbal e fisicamente pelo também parlamentar Camilo Cristófaro (PSB). A confusão ocorreu na noite de quinta-feira (16) e teve início em um dos elevadores da Câmara Municipal.

Leia também: Em meio à crise, vereadores de São Paulo aumentam os próprios salários

Em seu perfil no Facebook, a vereadora diz ter encontrado Cristófaro no elevador. Segundo ela, ao se dirigir ao colega, foi ameaçada. “Cumprimentei: ‘tudo bem?’ Ao que ele respondeu: ‘Não, não está nada bem! Com essa boca que você tem, não se assuste se tomar uns tapas lá fora!’”, relata.

Em seguida, a parlamentar afirma ter sido empurrada e xingada de “vagabunda”. “Essa agressão é uma clara reação à fala que eu fiz na quarta-feira [15] no plenário, na qual eu denunciei que a Câmara Municipal de São Paulo está distante de representar os reais interesses da população e que tudo na Câmara é negociado”, disse Isa em um vídeo publicado ontem no Facebook. Ela garantiu que iria nesta sexta-feira (17) a uma delegacia para prestar queixa e que pediria a cassação de Cristófaro por quebra de decoro.

A assessoria de imprensa da parlamentar enviou o vídeo de uma câmera de circuito interno do subsolo da Câmara que flagrou a discussão. Nas imagens (veja aos 2'30"), é possível ver os dois batendo boca e Cristófaro apontando o dedo no rosto dela. 

Veja o vídeo (a discussão ocorre aos 2'30")

"Além de me agredir verbalmente, Camilo seguiu atrás de mim depois que saí do elevador, de dedo em riste, gritando e me intimidando com o corpo, tentando me coagir, num ataque gravado pelas câmeras de segurança do 1º subsolo. Não é de se esperar tal agressão naquele espaço. É inaceitável em qualquer espaço, legislativo ou não", disse Isa, por meio de nota. Ela não deu entrevista ao iG .

“Dez minutos de fama”

Contatado pelo iG , Camilo Cristófaro confirmou a discussão, mas desmentiu a denúncia de agressão. Ele acusou a colega de estar se aproveitando da situação. “Ela está ligando para todas as redações para querer aparecer. Ela vive disso, eu não. Ela precisa dos dez minutos de fama e depois volta para casa”, criticou.

Foto: Divulgação/Facebook/Camilo Cristófaro
Camilo Cristófaro afirmou que a vereadora Isa Penna está buscando 'dez minutos de fama' após discussão

Segundo sua versão, os dois se encontraram no elevador, quando o parlamentar advertiu Isa sobre o discurso dado por ela durante a semana. “Eu disse a ela: ‘menina, você precisa abrir o olho do que você fala em plenário porque na quarta-feira você disse que a casa é lugar de negociatas. Eu não faço negociata e vou pedir sua cassação’.”

Leia também: PSOL protocola pedido de impeachment contra Michel Temer

Em seguida, diz Cristófaro, a colega perguntou “quem é você?” e deixou o elevador dando risada. “Eu disse que sou o Camilo Cristófaro. Os vídeos mostram eu com as mãos para trás conversando com ela. A ascensorista deu depoimento igual ao que eu estou te dando.”

Depoimento

O iG teve acesso ao depoimento prestado pela ascensorista Sandra Carvalho Rodrigues. Segundo ela, Cristófaro se dirigiu a Isa nos seguintes termos: “cuidado com essa sua boca porque você não sabe com quem você está mexendo”. A funcionária diz que a parlamentar do PSOL respondeu: “quem é você? Eu nem te conheço” e, ao sair do elevador no primeiro subsolo, olhou para dentro do equipamento e sorriu.

“A partir daí, os dois continuaram discutindo do lado de fora do elevador, próximo aos caixas eletrônicos. [A ascensorista] Percebeu que continuaram com a discussão, pois gesticulavam um com o outro, mas a depoente não escutou o teor da discussão”, diz o depoimento.

“Não sou machista”

Cristófaro garantiu que, ao contrário das críticas recebidas, não é machista. “Tenho 15 funcionárias no meu gabinete, sou casado há mais de 30 anos com a mesma mulher e tenho uma filha de 28.”

Ele diz ter sido elogiado pela líder do PSOL na Câmara, Sâmia Bomfim, por ter assinado um requerimento pedindo a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar casos de agressões contra as mulheres na cidade.

O parlamentar disse que irá mover uma ação judicial contra Isa Penna. “Ela agora vai tomar um processo por falsa de comunicação de crime, denunciação caluniosa e crime contra a honra. Ela vai ter que provar toda essa festa que ela está fazendo.”

Leia também: Jean Wyllys diz que está sendo ameaçado de morte e pede proteção policial

A vereadora Isa Penna é suplente de Toninho Vespoli (PSOL), que se licenciou da Casa por problemas de saúde. Ela assumiu o cargo interinamente no dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher – prometendo “30 dias de mandato feminista ”.