Segundo o governo de Michel Temer, as obras do Eixo Norte da transposição estão 90% concluídas
Beto Barata/PR - 10.3.2017
Segundo o governo de Michel Temer, as obras do Eixo Norte da transposição estão 90% concluídas

O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou nesta sexta-feira (10) que pretende concluir ainda durante seu mandato – que acaba em dezembro de 2018 – as obras de transposição do Rio São Francisco. Ele inaugurou hoje o Eixo Leste do empreendimento e garantiu que o Nordeste tem recebido muita atenção por parte do governo federal.

Leia também: Acareação na ação sobre chapa Dilma-Temer é marcada por contradições

Durante discurso no município de Monteiro, na Paraíba, Temer afirmou que sempre se emociona ao visitar as obras, "menos como governante e mais como brasileiro". A cidade foi a primeira do estado a receber as águas do rio. O presidente voltou a dizer que a paternidade do projeto de transposição é do povo.

"Agora, com a transposição e com a complementação [do projeto], espero que, ao final deste mais um ano e oito meses de governo, eu possa vir aqui e dizer que toda a Paraíba está irrigada, inundada de água. Quem sabe até uma ou outra enchentezinha. Espero exatamente isso", discursou.

Pela manhã, o presidente esteve em Sertânia, no Pernambuco, onde participou do acionamento da comporta que libera as águas do Eixo Leste para a Paraíba. Na última quinta-feira (9), o governo informou que o Eixo Norte, com mais de 90% das obras concluídas, deve ficar pronto até o fim deste ano.

Leia também: Meirelles afirma nunca ter visto nada "ilícito ou ilegal" no governo de Lula

Em seu discurso, o peemedebista não citou nomes, mas afirmou que as autoridades presentes ao evento acertaram ao falar de seus antecessores. "Esta é uma obra pensada desde o tempo do Império e executada nos últimos governos, por isso que eles, com a delicadeza e a civilidade que devem presidir as relações políticas, disseram que quem terminou a obra foi o Temer, mas isto passou por vários governos. Vários governos que merecem o aplauso de todos.” As obras tiveram início em 2007, durante o governo Lula .

O presidente assegurou que as águas do Rio São Francisco trarão "vida a regiões historicamente castigadas pelo flagelo da seca" e garantiu que os ministros vão trabalhar com as bancadas da Paraíba na aplicação de mais recursos para atender a demandas do estado.

Manifestação

Enquanto acontecia a cerimônia de inauguração, um grupo de pessoas que estavam do lado de fora do evento protestaram contra o governo federal. Ao discursar, o presidente disse que as manifestações fazem parte da democracia e também devem ser aplaudidas.

Leia também: Para Temer, reforma da Previdência é essencial para que País não se iguale ao RJ

“Eu queria agradecer muito a vocês que gentilmente se levantaram para aplaudir e agradecer ao pessoal que está lá fora, porque eles são meus amigos, a revelação mais clara da democracia que estamos vivendo. Se, de um lado, trazemos uma grande obra aqui para a Paraíba, de outro lado se faz o protesto. E como estão no sol, certa e seguramente, ao final do dia, eles vão se banhar com as águas da transposição do Rio São Francisco. Tenho certeza disso", finalizou Temer.


* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!