Com as saídas de Serra e Moraes do governo, Temer escolheu Aloysio Nunes e Osmar Serraglio para os ministérios
Antonio Cruz/Agência Brasil - 14.2.2017
Com as saídas de Serra e Moraes do governo, Temer escolheu Aloysio Nunes e Osmar Serraglio para os ministérios

Esta agendada para esta terça-feira (7) a cerimônia em que o presidente Michel Temer (PMDB) dará posse aos novos ministros das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreria (PSDB-SP) e da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Leia também: Novo ministro da Justiça, Osmar Serraglio garante a verba da Lava-Jato

Os dois assumem após as saídas, respectivamente, de José Serra (PSDB-SP) e de Alexandre de Moraes. Serra deixou o cargo de ministro alegando problemas de saúde e Moraes saiu do cargo de confiança de Temer para ser um dos ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ocupando a vaga de Teori Zavascki, que morreu no início do ano.

O evento acontece às 15h30 desta terça, no Palácio do Planalto. Para a cerimônia, são esperados dezenas de convidados, inclindo familiares dos novos ministros, parlamentares e demais integrantes do primeiro escalão do governo.

Itamaraty

Aloysio Nunes foi escolhido pelo presidente para ocupar a vaga no Itamaraty na última quinta-feira
Ana Volpe/Agência Senado - 31.08.2016
Aloysio Nunes foi escolhido pelo presidente para ocupar a vaga no Itamaraty na última quinta-feira

O senado Aloysio Nunes foi escolhido pelo presidente para ocupar a vaga no Itamaraty na última quinta-feira (2) . Com o afastamento de Aloysio no Senado, o PMDB deverá ocupar mais uma cadeira na casa, já que o primeiro suplente do tucano é o peemedebista Airton Sandoval.

A chapa encabeçada pelo tucano foi eleita em 2010 com quase 11,2 milhões de votos. Na ocasião, a então petista Marta Suplicy (hoje no PMDB) também foi eleita, tendo sido escolhida por pouco mais de 8,3 milhões de eleitores.

Aloysio Nunes foi vice-governador de São Paulo entre 1991 e 1994, durante o mandato de Luiz Antônio Fleury Filho e ocupou diversos cargos no governo paulista, incluindo o de secretário da Casa Civil de Geraldo Alckmin (PSDB). Foi ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República e da Justiça na gestão do tucano Fernando Henrique Cardoso.

Justiça

Osmar Serraglio tem 68 anos e foi a escolha definitiva de Temer para o Ministério da Justiça
Wikimedia Commons
Osmar Serraglio tem 68 anos e foi a escolha definitiva de Temer para o Ministério da Justiça

Com a aprovação de Alexandre de Moraes no STF, o presidente peemedebista confirmou Osmar Serraglio como o novo ministro da Justiça . Serraglio é, atualmente, vice-líder do PMDB na Câmara.

Serraglio é mestre em Direito pela PUC-SP. No ano passado foi presidente da CCJ da Câmara e votou a favor do impeachment da ex-presidente petista Dilma Rousseff. Foi eleito deputado federal por cinco vezes seguidas e, nacionalmente, ficou conhecido como relator da CPI dos Correios, encerrada em 2006.

Com sua posse e o jogo de peças de Temer, Serraglio será o quinto ministro a assumir a Justiça em menos de um ano. Depois de José Eduardo Cardozo, que deixou a pasta em março de 2016, ocuparam a cadeira Wellington Lima e Silva, Eugênio Aragão e Alexandre de Moraes. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!