Pesquisa Datafolha diz que gestão Doria é aprovada por 77% dos paulistanos

Levantamento divulgado neste domingo revela que 57% dos entrevistados elogiam a elevação nos limites de velocidade das marginais Pinheiros e Tietê

Pesquisa do Datafolha revela que 66% dos entrevistados classificam o prefeito João Doria como 'humilde'
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil - 24.1.2017
Pesquisa do Datafolha revela que 66% dos entrevistados classificam o prefeito João Doria como 'humilde'

Pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (22) revela que o mandato do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) é bem avaliado por 77% dos moradores da capital paulista, sendo que 44% consideram a gestão como boa ou ótima e 33% a classificam como regular. Apenas 13% dos entrevistados se disseram insatisfeitos e outros 10% não souberam responder. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

LEIA MAIS: Um mês de Doria: o que é verdade e o que é mentira sobre a nova gestão de SP

A nota média dada pelo paulistano ao tucano é 6,2, em uma escala de zero a dez. A pesquisa do Datafolha , divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que 71% dos participantes consideram o prefeito como “trabalhador”, imagem que foi construída ao longo da campanha eleitoral de 2016. Para 66% dos entrevistados, Doria é “humilde” – o que é reforçado pelas aparições do chefe do Executivo vestido com uniformes como de gari e de funcionários responsáveis por ações de zeladoria.

Na comparação com o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), o tucano leva vantagem: 63% consideram que o mandato de Doria será melhor do que o do petista, que terminou a gestão, no fim de dezembro, com somente 17% de aprovação. A rejeição de Haddad fez com que ele não conseguisse se reeleger para mais quatro anos à frente da prefeitura.

Programas

O programa Marginal Segura, que elevou os limites de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê, é aprovado por 57% dos entrevistados pelo instituto de pesquisa, enquanto 37% rejeitam a medida.

LEIA MAIS: Justiça de São Paulo permite que prefeitura aumente a velocidade nas marginais

No dia 25 de janeiro, a prefeitura de São Paulo elevou as velocidades máximas para 60 km/h nas pistas locais e para 90 km/h nas expressas. A pista central da Marginal Tietê teve o limite fixado em 70 km/h. As exceções são a faixa da direita de ambas as vias, cuja máxima continua em 50 km/h, e os limites para os veículos pesados, de 60 km/h em todas as pistas. Os limites haviam sido reduzidos durante a gestão de Fernando Haddad.

Já o programa Cidade Linda, que concentra ações de zeladoria, é bem avaliado por 79% dos paulistanos, sendo que 59% o consideram como bom ou ótimo e outros 20% classificam como regular. Para 11%, o projeto é ruim ou péssimo. Entretanto, 61% dos participantes reprovaram o fato de a prefeitura ter apagado os muros grafitados da Avenida 23 de Maio.

LEIA MAIS: Câmara paulistana aprova, em primeira votação, projeto que visa coibir pichação

A pesquisa do Datafolha foi feita nos dias 8 e 9 de fevereiro. Foram ouvidas 1.092 pessoas.