Flávio Caetano, advogado de Dilma Rousseff, acompanhou o depoimento de testemunhas na ação nesta quarta-feira
Fabio Rodrigues/Agência Brasil - 09.09.2016
Flávio Caetano, advogado de Dilma Rousseff, acompanhou o depoimento de testemunhas na ação nesta quarta-feira

Flávio Caetano, advogado da ex-presidente Dilma Rousseff, discordou nesta quarta-feira (8) da defesa apresentada pelo presidente Michel Temer em processo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pede a cassação da chapa Dilma/Temer na eleição de 2014.

LEIA MAIS: Cunha contradiz Temer em depoimento a Moro e complica o presidente; assista

De acordo com a defesa de Temer, o PMDB não tinha conhecimento sobre a contratação de gráficas. Já a defesa da ex-presidente alega que "não existe uma campanha só de Dilma ou só de Temer". Conforme entendimento atual do TSE, a prestação contábil do presidente e do vice é julgada em conjunto.

As contas da campanha da chapa foram aprovadas com ressalvas em dezembro de 2014. Entretanto, o processo foi reaberto porque o PSDB questionou a decisão, mesmo ela tendo sido unânime.  O partido acredita que há irregularidades nas prestações de contas apresentadas.

Gustavo Bonini Guedes, advogado do presidente Michel Temer, afirma que o PMDB e seu cliente não tiveram responsabilidade na contratação das gráficas. “Não tem o domínio do fato, não sabem quem são essas gráficas, não acompanharam, não contrataram, não discutiram, não avalizaram. Não temos como contraditar esses fatos. Na nossa avaliação, é uma situação que deve ser apurada em outra esfera, a criminal”, declarou.

Ao comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo para acompanhar o depoimento de testemunhas na ação nesta quarta, o advogado Flávio Caetano afirmou, entretanto, que não há como desassociar as campanhas. "É uma afirmação [da defesa de Temer] completamente errada. Temer não teve nenhum voto desacompanhado de Dilma."

O advogado da petista disse ainda que, tanto a perícia contábil quanto o relatório da Polícia Federal, “não consideraram elementos essenciais no trabalho de investigação, principalmente documentos fiscais de conhecimento de transporte, que demonstraram claramente que todo o material produzido pelas três gráficas periciadas foram produzidos e entregues à campanha de Dilma e Temer”.

Depoimentos                                                                      

O ministro Herman Benjamin do TSE convocou cinco testemunhas ligadas a três gráficas que prestaram serviços à campanha presidencial dos candidatos: VTPB Serviços Gráficos e Mídia, a Focal Confecção e Comunicação Visual e a Rede Seg Gráfica Eireli.

LEIA MAIS: "Onde vamos achar R$ 500 milhões?", diz governo do ES, que nega reajuste a PMs

Vivaldo Dias da Silva, motorista da Red Seg Gráfica Eireli; Thiago Martins da Silva, contratado da VPTB Serviços Gráficos; Elias Silva de Mattos, motorista registrado como sócio da Focal; Jonathan Gomes Bastos, motorista da Focal; e Isaac Gomes da Silva foram ouvidos sobre o caso Dilma e Temer.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!