Temer se encontrou com o presidente de Portugal antes de ir ao velório de Mário Soares
Divulgação/ Palácio do Planalto
Temer se encontrou com o presidente de Portugal antes de ir ao velório de Mário Soares

O presidente da República Michel Temer (PMDB) se encontrou o de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na manhã desta terça-feira (10), em Lisboa. A viagem do peemedebista à capital portuguesa tem como objetivo a presença dele nas cerimônias fúnebres em homenagem ao ex-presidente português Mário Soares, que morreu no último sábado (7), aos 92 anos. Soares estava internado há quase um mês no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa.

+ Ao lado de José Sarney e Gilmar Mendes, Michel Temer embarca para Portugal

Temer  chegou em Lisboa na madrugada desta terça-feira (10), por volta das 3h. Participam da comitiva brasileira o ex-presidente José Sarney, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o subsecretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Fernando Simas Magalhães.

Sarney também participou do encontro com o presidente português. Na reunião, com duração de 30 minutos, Temer afirmou que foi ao país para levar as condolências de todo o povo brasileiro. 

“Mário Soares intensificou enormemente as relações com nosso país, tanto que fez amizade com presidentes do nosso país, como Sarney e Fernando Henrique Cardoso, de quem era grande amigo e com quem chegou até a publicar um livro de diálogos. O nosso gesto serve para reforçar as ligações entre Portugal e Brasil, enaltecida pela figura do grande português Mário Soares”, afirmou Temer.

Após a reunião, outros chefes de Estado se juntam aos presidentes Temer e Marcelo Rebelo para ir ao Mosteiro dos Jerônimos, onde o corpo de Mário Soares está sendo velado. As últimas homenagens serão prestadas por volta das 13h, com depoimentos do presidente português e dos filhos de Mario Soares, João e Isabel.

+ Morre ex-presidente de Portugal Mário Soares e país decreta luto de três dias

Após a cerimônia, Temer seguirá para a Base Aérea de Figo Maduro, de onde retornará ao Brasil.

Biografia e morte de Mário Soares

O governo português decretou luto oficial de três dias, a contar a partir desta segunda-feira (9), pela morte de Mário Soares. Mário Soares é considerado por muitos um dos grandes nomes da democracia em Portugal.

Foi advogado, fundou o Partido Socialista, lutou contra a ditadura de Salazar, foi preso e exilou-se em Paris. Voltou ao país após a Revolução dos Cravos, movimento que derrubou a ditadura.

+ Temer anuncia que vai ao funeral de Mário Soares, ex-presidente de Portugal

Conduziu Portugal no processo de adesão à União Europeia, entre outros feitos. De volta a Portugal, foi ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e presidente da República.

Temer divulgou nota de pesar pela morte do ex-presidente e registrou que o mundo perdeu “um estadista” e “um defensor da democracia e da liberdade”.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!