Tamanho do texto

Em entrevista a uma rádio do Nordeste, presidente garantiu que o Planalto adota atitudes "sérias e responsáveis" para acabar com a crise econômica

Presidente Michel Temer comemorou aprovação de pautas econômicas no Congresso durante a semana
Beto Barata/ PR
Presidente Michel Temer comemorou aprovação de pautas econômicas no Congresso durante a semana

O presidente Michel Temer garantiu neste sábado (17) que o governo está adotando atitudes “sérias” e “responsáveis” para “preparar o País para o amanhã”. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Liderança, do Pará. Mais cedo, o comandante do Palácio do Planalto deveria ter participado da inauguração do Complexo S11D Eliezer Batista, da mineradora Vale, em Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado.

LEIA MAIS:  Avaliação do governo Temer despenca e atinge seu pior índice, aponta CNI-Ibope

Entretanto, a viagem de Temer foi cancelada devido às chuvas na região. O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, havia chegado à cidade antes porque o avião em que viajava conseguiu pousar, apesar do mau tempo.

“Essas medidas que estamos tomando destinam-se a tirar o País da crise. A última palavra que quero dar, para sintetizar tudo isso que nós falamos, é otimismo”, disse o presidente.

Agenda econômica

Nos últimos dias, o governo conseguiu dar passos importantes para implementar sua agenda econômica. Na terça-feira (13), o Senado aprovou em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, ou PEC do Teto de Gastos . A proposta, que foi promulgada na quinta-feira (15), limita o crescimento dos gastos públicos à inflação do ano anterior por 20 anos.

Além disso, na madrugada de quinta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da PEC 287, que trata da reforma da Previdência. Na sexta-feira (16), o presidente e a equipe econômica anunciaram um pacote de estímulo ao crescimento, que inclui a regularização de débitos tributários, desburocratização e mais acesso ao crédito.

LEIA MAIS:  Temer entrega presentes de Natal para crianças e acaba virando piada na internet

Na entrevista à rádio, Temer disse lamentar “imensamente” a impossibilidade de chegar ao Pará e elogiou o projeto da Vale. O complexo é considerado o maior projeto de minério de ferro da história da empresa e prevê investimentos de US$ 14,3 bilhões. “O que nós estamos precisando é exatamente investimentos produtivos. E esse investimento vai geral, naturalmente, muitos empregos”, afirmou o presidente.


* Com informações da Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.